Volkswagen pode fazer IPO da Lamborghini após sucesso com da Porsche
Em setembro deste ano o Grupo Volkswagen realizou o IPO da Porsche e captou 9,4 milhões de euros, a maior capitalização de uma montadora na Europa. Agora, os holofotes se voltam para a Lamborghini, que está desenvolvendo uma estratégia para se tornar uma companhia de capital aberto e fazer seu IPO (oferta pública inicial de ações). As informações são da agência Bloomberg.
Segundo o CEO do Grupo, Stephan Winkelmann, a Volkswagen pede que as marcas criem estratégias e apresentem planos e propostas de IPO. “Estamos trabalhando nisso com outras agências para criar clareza”, disse Winkelmann. “Como marca, fazemos isso há muito tempo, para mostrar o valor que temos.”
Ainda que o mercado tenha aumentado as expectativas por uma oferta primária, a Audi, responsável pelas marcas de luxo do grupo afirma que não há planos concretos para a abertura de IPO da Lamborghini no curto prazo. “Um IPO é algo que pode acontecer nos próximos 18 meses, dependendo das condições do mercado”, disse Dean. “Uma avaliação de € 15 bilhões é totalmente justificável e pode ser ainda maior, dadas as métricas de margens.”
Lucro da Lamborghini
Recentemente a Lamborghini tem mostrado ao mercado seu crescimento. De janeiro a setembro a montadora de alto padrão aumentou em 8% as entregas, chegando a 7.430 veículos. O lucro operacional acompanhou, subindo 69%, equivalente a 570 milhões de euros.
Abertura de capital da Porsche
Ao estrear na Bolsa de Frankfurt no dia 29 de setembro, as ações da Porsche foram negociadas a 84 euros, quando era esperado que fossem negociadas a 82,6 euros, ou seja com alta de 2%. A captação foi de 9,4 bilhões de euros e a empresa, avaliada em 77 bilhões de euros.
De acordo com os termos da oferta inicial, o Grupo Volkswagen vendeu 12,5% dos ativos da Porsche ao público como ações sem direito a voto e fez referências ao seu modelo mais famoso, o Ponche 911, sob o ticker P911.
Ainda não nhouve pronunciamento oficial de que a Lamborghini irá realizar o IPO, mas o mercado está de olho nas ações do Grupo Volkswagen e dos resultados da montadora de luxo.