Twitter (TWTR34) é processado por realizar demissões em massa sem aviso prévio
O Twitter (TWTR34) aderiu ao plano de demissões do Elon Musk, que visa desligar 3.700 funcionários. Ele agora está sendo processado. A ação coletiva foi protocolada no tribunal Federal de San Francisco na última quinta-feira (3). Ex-funcionários alegam que a rede social não seguiu as normas do aviso prévio e violou as leis federais da Califórnia.
Na Califórnia, uma lei federal não permite que grandes empresas realizem demissões em massa sem cumprir o aviso prévio de, no mínimo, 60 dias, o que causou problemas ao plano de Elon Musk de cortar custos. O bilionário adquiriu a companhia por US$ 44 bilhões em outubro deste ano.
O processo coletivo pede ao tribunal que exija que o Twitter obedeça à lei de aviso prévio, impedindo que a empresa faça com que os funcionários assinem documentos para abrir mão de participar do litígio judicial.
“Entramos com esta ação hoje [quinta] à noite na tentativa de garantir que os funcionários estejam cientes de que não devem abrir mão de seus direitos e que têm um caminho para perseguir seus direitos”, disse Shannon Liss-Riordan, advogada que apresentou a queixa, em entrevista.
Liss já processou a Tesla (TSLA34), empresa de tecnologia do Elon Musk, por motivos semelhantes. A companhia demitiu cerca de 10% do seu quadro de funcionários. A advogada afirma: “Agora veremos se ele continuará a desprezar as leis deste país que protegem os funcionários. Parece que Musk está repetindo a mesma cartilha do que fez na Tesla.”
Demissões no Twitter acontecem no mundo todo
As demissões no Twitter aconteceram no mundo todo e a unidade brasileira não ficou de fora. A sede brasileira está localizada em São Paulo e contava com 150 funcionários. Ainda não foram divulgados dados oficiais das demissões.
Logo ao adquirir a rede social, Elon Musk teve como uma de suas primeiras ações a demissão de executivos, como o o diretor financeiro, Ned Segal, o chefe de assuntos jurídicos e de políticas, Vijaya Gadde e o presidente-executivo Parag Agrawal. Os três foram desligados após serem acusados de esconder informações sobre contas falsas na plataforma.
A expectativa do dono da SpaceX é de reduzir o quadro de funcionários em 75%, indo de 7.500 para 2.00o, tornando o Twitter uma “skeleton crew”. O termo pode ser entendido como uma empresa de equipe mínima.
‘Obrigado pela paciência’, diz Twitter a funcionários que permaneceram
Ao fim desta sexta-feira, 4, o Twitter enviou uma carta para tranquilizar os funcionários que permaneceram na companhia após a onda de demissões programadas para hoje, de acordo com cópia do documento obtido pelo site Business Insider.
Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas restaram, mas o novo dono da firma, Elon Musk, havia antecipado que os cortes poderiam atingir até 75% dos 7,5 mil funcionários em todo o mundo. No Brasil, funcionários estão em suspenso, incertos da situação trabalhista.
Na carta aos que restaram, a companhia “agradece a paciência” dos funcionários. “Nós estamos enviando este e-mail para confirmar que o seu emprego não foi impactado pela redução de trabalhadores hoje”, diz o Twitter.
A empresa declara que os escritórios da firma, cuja sede é em San Francisco, na Califórnia, permanecerão fechados até a próxima segunda-feira, 7.
O Twitter afirma ainda que “em breve” o CEO da companhia, Elon Musk, irá entrar em contato com os funcionários: “Ele anseia por comunicar a todos sobre a sua visão para a companhia”, diz.
Até esta sexta-feira, Musk não reconheceu publicamente as demissões. Além disso, nos últimos dias, os colaboradores se queixaram de que o bilionário não se comunicou com os funcionários desde a conclusão da aquisição, realizada na semana passada.
Abaixo, leia na íntegra a tradução do e-mail de confirmação de emprego:
“Olá,
“Obrigado pela sua paciência através dessa transição e pelo seu comprometimento com o importante trabalho que você exerce no Twitter. Nós estamos enviando este e-mail para confirmar que o seu emprego não foi impactado pela redução de trabalhadores hoje.
Durante a semana passada, Elon passou tempo com vários funcionários, clientes, parceiros, criadores de políticas e usuários do Twitter. Ele anseia por comunicar a todos sobre a sua visão para a companhia em breve.
Sabemos que você provavelmente tem várias perguntas e vamos ter mais informações para compartilhar na próxima semana. Por enquanto, por favor, note que até segunda-feira a Birdhouse está temporariamente offline, nossos prédios comerciais estão temporariamente fechados e todos os crachás de acesso estão temporariamente suspensos. Os escritórios irão reabrir na segunda-feira, 7 de novembro.
Obrigado por continuar demonstrando respeito pelos colegas que foram impactados enquanto passamos por essas mudanças. Como um lembrete, nós esperamos que você continue cumprindo as políticas da companhia em evitar discutir informações confidenciais da empresa nas redes sociais, com a imprensa ou em qualquer outro lugar.
Mal podemos esperar para trabalhar com você no futuro emocionante do Twitter.”
Com informações do Estadão Conteúdo