Biden liga para Lula, exalta eleições no Brasil e fala em “trabalho conjunto”
Nesta segunda-feira (31), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para parabenizar o petista pela vitória nas eleições presidenciais no domingo (30).
Biden elogiou as instituições democráticas brasileiras pelas eleições “livres, justas e confiáveis”, segundo informações da CNN Brasil.
Além disso, Joe Biden e Lula teriam se comprometido a continuar trabalhando juntos para enfrentar desafios como as mudanças climáticas, a segurança alimentar, a promoção da inclusão e democracia e a gestão da migração regional.
Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que o presidente dos EUA ligou para Lula pela manhã desta segunda, mas a ligação apresentou falhas de conexão, diz o jornal.
Segundo informações do G1, a ligação entre os políticos durou 20 minutos e Biden disse que ele e Lula estariam montando uma equipe juntos.
Além disso, o presidente da França, Emmanuel Macron e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez também teriam ligado pra Lula.
Macron divulgou em suas redes sociais um vídeo de sua ligação para Lula. O mandatário francês parabenizou o brasileiro pela eleição. Lula respondeu afirmando que houve o “resgate da democracia” nas eleições de ontem (30). “Estamos vivendo um dia muito feliz porque conseguimos resgatar a democracia”, disse ele na breve conversa.
Pelas redes sociais, Sánchez informou de sua ligação para Lula. Ele parabenizou o presidente eleito, desejou-lhe sorte no comando do governo e manifestou seu interesse de trabalhar junto com o Brasil na luta contra a pobreza, a fome e as mudanças climáticas.
No domingo, Biden parabenizou o resultado das eleições em comunicado, dizendo: “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”.
Outros líderes mundiais registraram seus parabéns ao Lula no domingo. O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos “muitos desafios comuns”. O presidente do Chile, Gabriel Boric, também usou o twitter para parabenizar o presidente eleito. Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que “está ansioso para trabalhar” com o futuro presidente.
O presidente do Panamá, Nito Cortizo, afirmou esperar que os países continuem “trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações”.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória, por meio do Twitter: “Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições! Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha”.
Além dos telefonemas, Lula recebeu diversas mensagens de felicitação pelo Twitter. Chefes de Estado de países como Holanda, Alemanha, Honduras, Paraguai, Haiti, Guatemala, Barbados, Guiné-Bissau, Reino Unido, Uruguai, Peru, Equador, México, Canadá e Portugal se manifestaram pela rede social, congratulando o presidente eleito. Autoridades da União Europeia também parabenizaram o brasileiro.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que comemora “a vitória do povo brasileiro” com a eleição de Lula para a Presidência da República.
(Com informações da Agência Brasil)