Zamp (BKBR3), ex-Burger King: ações serão negociadas sob ticker novo; veja qual
Nesta quarta-feira (19), a Zamp (BKBR3), antiga Burger King Brasil, comunicou ao mercado que o ticker de sua ação na B3 “BKBR3” será modificado para “ZAMP3” e o nome de pregão da companhia mudará de “BK Brasil” para “ZAMP S.A”, a partir do dia 26 de outubro.
O anúncio veio em continuidade ao fato relevante divulgado pela companhia dona do Burger King e do Popeyes em 18 de maio de 2022 sobre a nova razão social da Zamp.
Zamp (BKBR3): Mubadala desiste de oferta após conflito com dona do Burger King
O Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, desistiu de comprar as operações da Zamp (BKBR3) no Brasil. A informação foi divulgada em fato relevante arquivado pela companhia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na sexta-feira (23).
Segundo o documento arquivado pela Zamp, a ‘falta de transparência’ da Restaurant Brands International (RBI), dono das marcas como Burger King e Popeyes, foi o fator categórico.
Isso porque a RBI anteriormente havia dito que não tinha como garantir que os contratos não seriam rescindidos ou alterados – pondo em xeque a utilização das marcas do Burger King e da Popeyes pela Zamp quando a mesma estivesse nas mãos do Mubadala.
“Diante da conclusão informada por BKC e PLK, e considerando o potencial impacto material adverso para a Companhia que decorreria da rescisão dos Contratos, entendemos não ser possível prosseguir com a realização da Oferta, em razão da verificação de Condições para Modificação ou Revogação da Oferta previstas no Edital, conforme acima indicado”, consta no comunicado.
Segundo o fundo Mubadala, “não há dúvidas quanto à fundamental relevância” dos contratos que autorizam a utilização das marcas do Burger King e da Popeye enquanto franquias.
A justificativa da RBI, que controla as marcas, é de que outros negócios detidos pelo fundo soberano são concorrentes do BK e o Popeyes.
O Mubadala, por sua vez, alegou que não possui nenhum outro investimento no setor de atuação da Zamp.
Cotação
As ações da Zamp, ex- Burger King Brasil, subiam 1,07% às 15h30 desta quarta-feira (19), cotadas a R$ 7,58.