Oi (OIBR3), IRB (IRBR3) e Embraer (EMBR3) agitam o mercado financeiro
Entre os principais destaques do mercado financeiro de hoje (17) está a Oi (OIBR3), que anunciou ajuste bilionário no valor final de venda de unidade de fibra ótica para o BTG.
Além da Oi, outra companhia que está no radar dos investidores é o IRB Brasil (IRBR3), que afirmou não ter recebido intimação sobre ação movida pelo IBRACI, em resposta à notícia veiculada na imprensa.
Outro destaque do mercado financeiro é a Embraer (EMBR3). A BlackRock alienou ações da companhia, passando a ter participação societária de 4,971%.
Veja os destaques do mercado financeiro de hoje (17).
Oi anuncia ajuste bilionário no valor final de venda de unidade de fibra ótica para o BTG
A Oi anunciou que o valor final de venda de unidade de fibra ótica realizada para o BTG passou por um ajuste bilionário.
O valor final do ajuste Lock-Box totalizou R$ 1,4 bilhão para o período entre 1º de janeiro de 2022 e 9 de junho de 2022, não apresentando, dessa forma, variações materiais em relação ao estimado pelas partes no fechamento da operação.
A posição de caixa da Oi divulgada ao mercado para o 2º trimestre de 2022 já refletia em grande parte esse ajuste, de modo que o aporte da diferença entre o valor estimado e o valor apurado não vai trazer impactos materiais futuros no caixa da companhia em relação aos valores já divulgados.
A Oi ainda vai poder revisar as informações e demonstrativos de cálculo apresentados nos próximos 90 dias, informando se concorda ou discorda da notificação de ajuste Lock-Box.
IRB diz que não recebeu intimação sobre ação movida pelo IBRACI
O IRB Brasil esclareceu que não recebeu até o momento intimação ou citação sobre a ação civil pública movida pelo Instituto Brasileiro de Cidadania (IBRACI).
Os esclarecimentos do IRB acontecem em resposta a um ofício enviado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), solicitando explicações a respeito da veracidade de uma notícia publicada na imprensa.
Na última quinta-feira (13), o portal Infomoney publicou uma matéria dizendo que a justiça teria dado cinco dias úteis para o IRB Brasil se manifestar em uma ação civil pública movida contra a empresa pelos prejuízos causados aos seus acionistas, em meio a forte queda no preço das ações ocorrida depois da revelação de uma série de fraudes em 2020.
A notícia também havia destacado que a juíza Maria Cristina de Brito Lima teria determinado que fosse publicado um edital de chamamento, para que investidores do IRB Brasil que se sentiram lesados pudessem compor a ação.
BlackRock aliena ações da Embraer, passando a ter participação societária de 4,971%
A BlackRock alienou ações ordinárias emitidas pela Embraer. Até 11 de outubro de 2022, as participações da gestora, de forma agregada, passaram a ser de 32.777.476 ações ordinárias e 1.008.776 American Depositary Receipts (ADRs), representativos de 4.035.104 ações ordinárias, totalizando 36.812.580 ações desta categoria.
Com isso, a BlackRock passou a ter uma participação de aproximadamente 4,971% do total de ações ordinárias de emissão da Embraer.
Além disso, a gestora detém 3.192.300 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações ordinárias da Embraer com liquidação financeira, que representam cerca de 0,431% do total de ações ordinárias emitidas pela companhia.
O objetivo das participações societárias da BlackRock nas ações da Embraer é estritamente de investimento. Por isso, ela não pretende alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da empresa.
Além disso, a BlackRock não celebrou nenhum contrato ou acordo que pudesse regular o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Embraer.
Assim, Oi, IRB e Embraer são os principais destaques do mercado financeiro do SUNO Notícias, que informa diariamente os acontecimentos mais relevantes do dia.