FGTS

Herança de FGTS: como receber o benefício de familiar falecido?

Suno Notícias

11 de outubro, 2022

Muitos não sabem que herdeiros têm o direito de saque do FGTS de familiares falecidos.

Uma das vantagens do saque do FGTS do familiar falecido é que existem poucas burocracias, sem necessidade de recorrer a ajuda de um advogado que acaba gerando um custo a mais.

O saque do FGTS do familiar falecido pode ser feito de forma extremamente simples e rápida, não demandando a necessidade de recorrer à Justiça para realizar o resgate do dinheiro.

O saque do Fundo de Garantia do familiar falecido pode ser realizado diretamente na Caixa Econômica, sendo possível realizar o resgate do saldo em uma agência da Caixa ou ainda pelo aplicativo do FGTS.

Veja o passo a passo para realizar o saque do FGTS do familiar falecido pelo aplicativo.

Após baixar o aplicativo do FGTS, acesse a opção "Meus Saques", escolha a “Outras Situações de Saques”.

Em seguida, selecione o motivo do Saque “ Falecimento do Trabalhador”, leia as informações sobre as condições e documentações necessárias e clique em “Solicitar Saques FGTS”.

Informe o nome do trabalhador falecido, CPF e PIS/PASEP, envie pelo aplicativo os documentos requeridos e verifique os documentos anexados e confirme.

Para realizar o saque por uma agência da Caixa, é preciso levar diversos documentos para comprovar sua legitimidade.

Deve ser apresentada a declaração de dependentes habilitados, um documento fornecido pela Instituição de Previdência Social. E também: 

Documento de identidade do beneficiário/herdeiro, Carteira de trabalho do falecido, número do PIS/PASEP/NIS do falecido. Caso o dependente seja menor de idade, será preciso ter em mãos a certidão de nascimento, RG ou CPF, para que uma poupança seja aberta em seu nome e transferido o valor constante na conta vinculada do de cojus.