Carrefour vende participação de 32% em empresa imobiliária
O grupo Carrefour anunciou nesta quarta-feira (10) que venderá sua participação na empresa imobiliária Cargo Property Assets ao grupo francês Argan.
A Cargo, fundada em 2016, está avaliada em 900 milhões de euros. O Carrefour possui 32% da companhia, portanto, receberá cerca de 290 milhões de euros através da venda.
“Esta operação contribuirá para alcançar o objetivo do plano ‘Carrefour 2022’ de se desfazer de 500 milhões de euros em ativos imobiliários não estratégicos”, disse a empresa francesa por meio de uma nota divulgada.
A empresa do setor imobiliário exerce suas atividades na França. Assim, a empresa possui cerca de um terço dos centros de distribuição do grupo Carrefour na França.
A conclusão da venda depende da aprovação de acionistas da Argon e de outras condições relacionadas ao processo de negociação. A expectativa é de que a transação seja concluída até o final de 2019.
As ações do grupo Argan subiram 3,39% na bolsa de Paris nesta quarta-feira. Assim, os papéis da empresa estavam negociando a 61 euros por volta das 17h20.
Reestruturação do Carrefour
O grupo Carrefour atua em mais de 30 países e possui cerca de 384 mil funcionários. Ao longo dos últimos dois anos, a empresa francesa está passando por um processo de reestruturação ao deixar negócios não estratégicos.
Além da venda da empresa imobiliária Cargo Property Assets, o grupo vendeu uma filial francesa no final do último mês por 620 milhões de euros.
Venda de filial francesa ao Suning.com
No último mês, o Carrefour anunciou que irá ceder 80% suas atividades na China para o grupo Suning.com por 620 milhões de euros. Para que o acordo seja concluído, autoridades de concorrência da China precisam autorizar.
Saiba mais: Carrefour vende filial chinesa por 620 milhões de euros ao Suning.com
A transação será paga em dinheiro e avalia o Carrefour China em 1,4 bilhão de euros. Portanto, o grupo francês terá ainda 20% da participação da filial chinesa. Dessa forma, ficará com dois assentos no conselho de vigilância da empresa na China.
O Carrefour está presente na China desde 1995, contando com 210 hipermercados e 24 lojas menores. No ano de 2018, a filial do grupo francês registrou uma alta de quase 10% em seus rendimentos. Portanto, atingiu o valor de 3,6 milhões de euros.