PicPay avança no Open Finance e lança novas funcionalidades

O PicPay quer aumentar a presença no Open Finance e aproveitar o pioneirismo do Guiabolso para se diferenciar dos concorrentes na disputa para ser o principal canal de acesso ao sistema financeiro do cliente, “batalha” central no setor nos próximos anos, na visão do Banco Central (BC).

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O chefe de Open Finance da empresa, Thiago Alvarez, informou ao Broadcast que o aplicativo de pagamentos aderiu recentemente à segunda fase do ecossistema regulamentado pelo BC, de compartilhamento de dados bancários, e que está lançando ferramentas para facilitar a gestão financeira do cliente.

“Em breve, toda a nossa jornada estará ligada ao Open Finance de forma natural, trazendo inúmeros benefícios e agilidade para os nossos usuários. Até porque, a grande visão do Open Finance é poder usar esses dados para oferecer produtos e soluções que façam mais sentido para o cliente”, disse Alvarez, em nota à imprensa.

Segundo Alvarez, o Open Finance é estratégico para o PicPay e a ideia é que impacte toda a jornada do cliente, com personalização de produtos e serviços desde o crédito até o seguro e o investimento. O executivo tem experiência quando o assunto é “sistema financeiro aberto”.

Ele é um dos fundadores do Guiabolso, aplicativo de planejamento financeiro criado em 2012 e adquirido pelo PicPay no ano passado. A plataforma é considerada uma espécie de precursora do Open Finance, já que possibilitava a visualização e organização de diversas contas em um só lugar.

Uma das primeiras funcionalidades que foi lançada dentro do hub de Open Finance do PicPay foi uma plataforma que vai possibilitar que os usuários vejam onde seus dados foram compartilhados e gerenciem os consentimentos que deram para outras instituições.

Além da nova funcionalidade, está prevista para outubro uma iniciativa para facilitar a organização financeira do usuário semelhante ao consolidador que era oferecido pelo Guiabolso.

O chefe da área explica que o PicPay já começou a usar a tecnologia de Open Banking do Guiabolso e, em paralelo, começou a construir a estrutura do ecossistema regulado pelo BC.

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PicPay já alcança resultados com o Open Banking

A empresa já tem visto resultados. Há cerca de três meses, a instituição de pagamentos vem fazendo testes com a fase 2 e exibe uma taxa de conversão de consentimentos de 80%, acima da média do mercado (em torno de 20%), conforme dados da convenção do Open Finance, citados por Alvarez.

Ou seja, de 10 pessoas que começaram o processo dentro PicPay para compartilhar dados com outros bancos, oito concluem com sucesso. “É o consentimento que a gente controla. É altíssimo e, de longe, o maior. Mostra que é muito possível fazer uma boa jornada de transmissão de dados”, disse o executivo.

Por outro lado, o executivo não abre o número de autorizações já concedidas à instituição para acessar as informações de clientes de outros bancos, mas diz que está na casa de “centenas de milhares”, enquanto sua base de clientes ativos é de 30 milhões. No total, o BC contabiliza mais de 7,5 milhões de consentimentos.

Lançada em agosto de 2021 pela autoridade monetária, a fase 2 do Open Finance não é obrigatória para instituições do porte do PicPay. Mas as regras do BC incentivam a participação, uma vez que a instituição precisa participar como transmissora de dados aos concorrentes para ter acesso a informações semelhantes, algo importante para formular ofertas personalizadas e conquistar novos clientes.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

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Victória Anhesini

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