Copa do Mundo: torcer pelo Brasil dobrou de preço; veja valores

Não será apenas pela expectativa do hexacampeonato que o brasileiro vai sofrer nesta Copa do Mundo, os preços do “kit torcedor” dobraram de preço.

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A XP realizou um estudo e analisou que os itens mais consumidos durante a Copa do Mundo praticamente dobraram de valor desde 2018.

Cerveja, televisor, álbum de figurinhas e carnes chegaram a registrar inflação de dois dígitos desde a última competição.

Confira as maiores altas dos itens para Copa do Mundo comparado com 2018:

  • Pacote de figurinhas – 100%
  • Carne – 79,1%
  • Camisa da seleção brasileira – 40%
  • Cerveja no domicílio – 18,4%
  • Televisor – 16,8%
  • Álbum – 16,5%

Fonte: IBGE, BCB, Nike, Panini, XP.

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Por que esse aumento em quatro anos?

Os preços para ir até o Qatar assistir aos jogos não são nada simplórios. Uma viagem de 30 dias acompanhando a seleção brasileira na fase de grupos e depois indo aos jogos do mata-mata, custa cerca de R$ 40 mil.

Sendo assim, a maioria dos torcedores acompanhará a trajetória do Brasil na Copa do Mundo pela televisão. Se o torcedor quiser trocar a sua TV para assistir o campeonato irá desembolsar 17% mais do que em 2018.

O brasileiro gosta de se reunir, então se optar por organizar um churrasco para acompanhar os jogos o valor para a carne está 80% maior do que na última Copa do Mundo. A cerveja aumento 18% e o refrigerante e a água 24%.

O aumento do preço da carne está relacionando a uma demanda global, associada a crise hídrica de 2020/21 e a elevação dos custos de grãos.

Para o torcedor que preferir ir até o bar, o aumento na cerveja é de 15% e para água e refrigerante 20%.

A camisa da seleção está mais cara nesta Copa do Mundo

Em 2010 a camisa da seleção brasileira custava R$ 179,90, em 2014 o valor subiu para R$ 199,9 e em 2018 R$ 229,9.

Os aumentos passados ficaram entre 11% e 15%, já para torcer uniformizado em 2022 o torcedor terá que desembolsar R$ 349,9, aumento de 40% em relação a última Copa do Mundo e acima da inflação acumulada no período (26,8%).

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Isabella Taglapietra

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