Veja 12 ações que podem subir caso Lula vença as eleições, segundo a Guide
O candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito, segundo as pesquisas mais recentes, para ser o próximo presidente do Brasil, e os analistas estão avaliando como uma eventual vitória de Lula impactaria as ações.
Segundo o Datafolha e o Ipec, existem chances de que Lula leve ainda no primeiro turno.
A Guide Investimentos não perdeu tempo e logo separou algumas ações que podem se beneficiar com uma eventual vitória de Lula. Veja quais são:
- varejo (especialmente supermercados): Grupo Mateus (GMAT3), Assaí (ASAI3), Carrefour (CRFB3);
- alimentos: Camil (CAML3), M Dias Branco (MDIA3), Ambev (ABEV3);
- construção civil (principalmente empresas focadas em renda baixa e média): MRV (MRVE3); Direcional (DIRR3); Tenda (TEND3);
- educação: Yduqs (YDUQ3), Ser Educacional (SEER3), Cogna (COGN3).
“É importante lembrar que estes setores estiveram entre os que mais se valorizaram entre o segundo governo Lula e o primeiro mandato de Dilma. Ou seja, a experiência passada indica que os investidores deveriam olhar com mais atenção estes setores”, diz a Guide.
Em contrapartida, a expansão das despesas do governo, principalmente entre 2010 e 2014, gerou aumento da inflação, dos juros e depreciação do real, segundo a casa.
Com este cenário em vista, algumas formas de proteção aos “efeitos colaterais” de Lula seriam o investimento em títulos indexados a IPCA e empresas exportadoras na B3, como a Vale (VALE3).
Lula fala em setor de educação e ações disparam
Na segunda-feira (19), uma fala de Lula direcionada ao setor da educação agitou os movimentos do mercado.
Em rede social, Lula afirmou que programas para a educação superior, como Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni), “voltarão com força”.
As declarações geraram uma onda compradora de papéis como Cogna e Yduqs, que chegaram a saltar, respectivamente, 9,77% e 14,1%.
O Prouni vai voltar com força, o FIES vai voltar com força, e as universidades vão ter força. Porque nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 17, 2022
Vamos fomentar as universidades brasileiras. A universidade não é uma coisa para poucos. É para muitos, porque a educação é o retorno mais extraordinário que temos.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 19, 2022
Falando sobre educação, Lula defendeu que os recursos destinados à área sejam vistos como forma de alavancar o país. “Esse dinheiro não pode ser considerado gasto, tem que ser considerado investimento”, disse.