O Nubank anunciou
uma mudança de registro dos BDRs. Os recibos do banco digital serão reduzidos do nível III para o nível I.
Na prática, a fintech deixará de ser companhia aberta no Brasil — mantendo esse status somente nos EUA, com suas ações listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
Os mais de 7,5 milhões de investidores do Nubank — muitos conquistados a partir do programa NuSócios, que ofereceu um BDR a clientes da instituição na época da abertura de capital — passaram a questionar o que aconteceria agora com seus ativos.
Há três opções para o investidor que detém BDRs de nível III do Nubank:– Aceitar BDRs Nível I em troca dos BDRs Nível III que já possuem (a troca acontece na proporção de um pra um);– Trocar os BDRs por ações NU, negociadas na NYSE (a troca acontece na proporção de seis BDRs para uma ação);– Vender os BDRs.
Para o investidor que detém somente uma unidade de BDR, como o distribuído no programa NuSócios, a segunda opção se torna inviável. Para ter direito a uma ação do Nubank são necessários 6 BDRs.
Além disso, durante a distribuição dos BDRs antes do IPO, o Nubank estipulou que os 'pedacinhos' não poderiam ser negociados no mercado por até 12 meses.
Ao optar por uma ação do Nubank, que é listado na bolsa de valores de Nova York, o investidor deve ter conta em um banco ou corretora nos Estados Unidos.