Com rentabilidade pressionada, Petz (PETZ3) tem preço-alvo cortado

A Ativa Investimentos atualizou sua tese de investimentos para a Petz (PETZ3), mantendo a recomendação de compra para as ações, mas com corte no preço-alvo. Os analistas reduziram de R$ 23 para R$ 17,20 – o que ainda representa potencial de valorização de 66,7%.

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“A rentabilidade da Petz ainda segue pressionada pelo seu processo de expansão, com o aumento das despesas fixas como marketing, TI e logística afetando as despesas da companhia”, diz o relatório da Ativa.

Os analistas apontam que nos últimos trimestres é possível observar uma participação considerável de alimentos e do e-commerce nas vendas da Petz, o que traz impacto negativo para a margem bruta – esses segmentos possuem margens menores.

Por outro lado, no longo prazo, com os ganhos de sinergia das operações da Zee.Dog e da Petix convertidas em eficiência operacional, além da aceleração das vendas e um melhor adensamento de rotas logísticas, os analistas estimam que as despesas serão diluídas. “Consequentemente, devem aumentar a rentabilidade da empresa”. acrescentam.

“Enxergamos como avenidas de crescimento para a companhia a dinâmica de abertura de lojas, a pulverização do setor de varejo e veterinário no Brasil como oportunidade de consolidação, a tendência de ‘humanização dos pets’, o maior cuidado com a saúde e estética dos animais e a contínua expansão do digital e da omnicanalidade”, afirmam os analistas.

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A Ativa também escala alguns riscos para as ações da Petz, como o setor continuar muito pulverizado, o que permite um ambiente mais competitivo entre players internacionais e brasileiros para brigar pelo marketshare do Brasil. Esse fato por levar a companhia a ter suas margens pressionadas.

Outro ponto é o cenário macroeconômico difícil: a redução da renda média no Brasil e alta da taxa de juros podem emperrar as vendas, aumentar o custo de capital e, assim, prejudicar o case da companhia, na visão da Ativa.

No curto prazo, com uma aceleração do digital e expansão geográfica, é possível projetar um aumento de gastos com marketing e logística. No longo prazo, dizem ainda os analistas, com uma aceleração do top-line da companhia e um maior adensamento de rotas, a empresa deve diluir esses custos. Por fim, a expansão para as outras regiões do Brasil pode não ser bem-sucedida, “à medida em que a Petz pode acabar enfrentando players regionais fortes. Isso com certeza afetaria a tese de investimento de Petz”, finalizam.

Cotação da Petz

A ação da Petz caiu 5,03%, a R$ 9,80, nesta terça-feira (13). No ano, acumula perdas de 38,05%.

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Victória Anhesini

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