Petróleo sobe mais de 2% com menor estoque da commodity nos EUA
O barril do petróleo foi valorizado no mercado internacional nesta quarta-feira (26). Com alta superior a 2%, o movimento ocorreu em detrimento do menor estoque da commodity nos EUA.
Confira a alta das principais referências do petróleo no fechamento:
- Na New York Mercantile Exchange (Nymex), maior mercado mundial não-virtual que negocia futuros de commodities, o petróleo WTI para entrega em agosto subiu 2,68%, com o barril cotado a US$ 59,38.
- Na Intercontinental Exchange (ICE), empresa norte-americana que comercializa via internet futuros e derivativos, o petróleo Brent para entrega em setembro avançou 2,20%, com o barril cotado a US$ 65,69.
O Brent refere-se ao petróleo extraído no Mar do Norte e no Oriente Médio. Deste modo, o Brent é a principal base do valor da commodity no mercado europeu.
Por sua vez, o WTI (West Texas Intermediate) refere-se ao produto extraído principalmente no Golfo do México. Assim, o WTI é a base da commodity no mercado dos EUA. Tal óleo é mais leve, e mais fácil de ser refinado, o que torna o produto mais caro que o Brent.
A explicação para o preço mais elevado do Brent, atualmente, é a situação geopolítica dos produtores.
Saiba mais – Líder do supremo do Irã afirma que país não recuará diante das ameaças dos EUA
Queda nos estoques de petróleo dos EUA
Os estoques da commodity dos Estados Unidos caíram cerca de 13 milhões de barris. Este é o maior recuo em três anos, de acordo com a Administração de Informação de Energia (AIE).
Na semana encerrada em 21 de junho, foram menos 12,8 milhões de barris de petróleo nos estoques norte-americanos. De acordo com a agência “Reuters”, a expectativa de especialistas era de uma queda de 2,5 milhões de barris.
Apenas no centro de entrega de Cushing, em Oklahoma, a oferta obteve 1,7 milhão de barris de petróleo a menos.