Falso app do Google (GOGL34) infecta dispositivos e minera criptomoedas
Um falso aplicativo que imita o Google Translate, aplicativo de tradução do Google (GOGL34), foi descoberto pela Check Point Research, empresa internacional de cibersegurança.
O malware desenvolvido por hackers estaria minerando criptomoedas nos dispositivos infiltrados e também poderia roubar informações bancárias das vítimas, acreditando estarem seguras em um app do Google.
A CPR explica que os hackers podem facilmente modificar malware, alterando-o de um minerador de criptomoedas para um cavalo de Tróia bancário.
As informações são da Exame.
Segundo a CPR, o aplicativo de malware já contabiliza 111 mil downloads em 11 países desde 2019. Ou seja, quase 4 anos em circulação.
O aplicativo que imita o Google Translate passou anos despercebido atrasando o processo de infecção por semanas para evitar a detecção, segundo a empresa de cibersegurança.
O malware, desenvolvido por uma entidade chamada Nitokrod, também aparece em outros aplicativos gratuitos, em sites como o Uptown e o Softpedia.
Ou seja, tenha cautela na hora de baixar aplicativos de fontes não oficiais. Além disso, a CPR sugere evitar sites (URL) que tentem imitar endereços conhecidos.