PIS/Pasep

PIS/Pasep terá novo valor em 2023; veja quanto será o aumento

Suno Notícias

23 de agosto, 2022

Trabalhadores com carteira assinada têm direito ao abono salarial, todos os anos. 

Ele funciona como algo similar a um 14° salário, referente ao Programa de Integração Social (PIS), e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

A partir de 2023 o valor de pagamento do PIS/Pasep ficará mais alto, seguindo o piso salarial do país.

O pagamento do PIS/Pasep é refente ao tempo trabalhado no ano anterior. Porém, como em 2020 os recursos destinados para foram revertidos ao Benefício Emergencial (BEm) pago como complemento do salário dos trabalhadores, o calendário do abono salarial foi alterado.

Por conta da situação, em 2022 estão sendo pagos aqueles que trabalharam nos anos de 2019 e 2020. Ou seja, a expectativa é que em 2023 sejam beneficiados com um novo valor os trabalhadores que atuaram em 2021, desde que cumpra com os demais requisitos.

O valor de pagamento seguirá a quantia repassada no salário mínimo, em que a promessa é de R$ 1.294.

Este valor, entranto, não foi corrigido pela inflação (sendo este o quarto ano seguido), mas ainda não foi totalmente definido, mesmo que já esteja presente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já aprovada.

A depender do acumulo da inflação de 2022, o valor pode sofrer alterações.

Lembrando que conforme as mudanças no calendário de pagamento do PIS/Pasep, quem trabalhou em 2022 pode não ter acesso ao abono salarial em 2023.

Quem pode receber o PIS? Confira os requisitos

– Inscritos no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; – Trabalhar para empregadores que contribuem para o PIS ou para Pasep;

– Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal no ano-base; – Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para o pagamento; – Estar incluso na declaração de RAIS da empresa.