Via (VIIA3) reforça caixa com R$ 300 milhões em créditos tributários e ações sobem

A Via (VIIA3), em meio à um cenário complexo para o segmento de varejo, fez uma venda de R$ 300 milhões em créditos tributários de ICMS.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Home-1.png

A transação foi comunicada pela Via nesta segunda (22), em comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As ações VIIA3 fecharam em alta de 1,93%.

“Dessa forma, além da monetização recorrente, a companhia já totaliza transações de venda de créditos fiscais no valor de R$ 800 milhões neste exercício social“, diz o comunicado.

Os R$ 800 milhões ainda são uma pequena parte do que a companhia ainda tem para converter, segundo comunicados anteriores.

Ao fim de 2021, a empresa dispunha de R$ 9,5 bilhões em créditos tributários para reforçar o caixa da Via.

O impacto esperado no fluxo de caixa da Via por conta dessas transações ocorrerá ao longo dos próximos 18 meses, disse a empresa.

O reforço no caixa vem em meio à uma retração forte no lucro da companhia, que caiu 95% no segundo trimestre de 2022, conforme resultado financeiro divulgado no dia 11 de agosto.

A companhia teve lucro líquido contábil de R$ 6 milhões no trimestre, com lucro comparável de R$ 16 milhões, queda de 64,4% sobre o 2T21 e margem líquida de 0,2% no trimestre.

No período, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da Via, foi de R$ 690 milhões, crescimento equivalente a 42,3% na comparação de base anual.

A margem Ebitda ajustada ficou em 9%, acima dos 6,2% de um ano antes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Home-1-1.png

XP vê trimestre fraco da Via

Após o balanço, as ações da Via fecharam com alta de 14%. Os analistas da XP Investimentos classificaram o resultado da Via como “fracos”, contudo.

“O volume geral de vendas caiu 3,5% no comparativo anual, com crescimento de vendas mesmas lojas de 12% no comparativo anual, sustentado pela recuperação do fluxo de clientes em loja e vendas recorde no Dia das Mães, que mais que compensaram a pressão no canal online. Este, por sua vez, foi impactado pelo ambiente macroeconômico mais difícil e participação maior de produtos de calda longa”, afirmam.

Os especialistas Thiago Suedt, Gustavo Senday e Danniela Eiger citam que a companhia ‘decepcionou no crescimento de receita’ mas tem uma rentabilidade melhorando de forma gradual.

“A Margem EBITDA foi o principal destaque, com crescimento de 3,6% pontos percentuais no ano, sustentado por ganhos de produtividade e otimização de despesas com marketing”, afirma a XP sobre a Via.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Materias-01.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião