‘Cautelosamente otimista’ após o 2T22, Via (VIIA3) acredita em resultados mais fortes no ano

Em conversa com jornalistas na tarde desta sexta-feira (12), a Via (VIIA3) analisou com otimismo seus resultados neste segundo trimestre (2T22), com a esperança de que até o último quarto do ano a companhia possa fechar o ano no positivo.

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A empresa divulgou um lucro líquido contábil de R$ 6 milhões no 2T22. Embora tenha superado as expectativas dos analistas, que projetavam um balanço negativo, o resultado de Via deste trimestre mostrou uma piora de 95,5% na comparação anual. Mas a varejista argumenta ter boas razões para estimar um desempenho operacional mais vigoroso e avançar nos indicadores.

Avanço das lojas físicas de Via (VIIA3)

Um dos pilares do lucro líquido da empresa veio das lojas físicas. A empresa explica que “neste segundo trimestre a loja física ganhou prioridade, incluindo a figura do vendedor online que atua nas lojas virtuais”. Mesmo assim, em seu e-commerce, houve um decréscimo de 22,0% na receita das vendas online, apesar do avanço de 13,4% na receita das lojas físicas.

A Via acredita que, mesmo com queda de vendas no segmento online, pelo programa “compra e confia”, a empresa vê ganho de marketshare. “O mercado está muito desafiador, mas seguimos com a sequência de inauguração de lojas das Casas Bahia“, disse a empresa em entrevista aos jornalistas.

Para enfrentar a concorrência e seguir forte no decorrer do ano, a Via optou por inaugurar lojas físicas em várias partes do Brasil. Só este ano já foram 34 inaugurações. “O plano é fechar o ano com 70 a 75 novas lojas”, afirma a companhia.

“O Brasil ainda gosta muito da loja física. A empresa acredita que o consumidor é híbrido, entre o online e a loja física”, declarou a VIIA3 aos jornalistas. Na visão da empresa, seu maior diferencial é possuir o vendedor online, que pode dar a assistência ao consumidor no ambiente digital.

Inadimplência e geração de caixa

Além do maior volume de vendas nas lojas físicas, a Via ressaltou a redução da inadimplência de seus clientes. No quarto trimestre de 2021, a empresa alega ter feito ajustes em sua estratégia de crédito com foco em crescimento de produção e queda em inadimplência. Em sua visão, os números atuais mostram que deu certo.

Reforçando seu argumento, VIIA3 afirma que a inadimplência e a dívida média do brasileiro está mais em cartão do que nos produtos parcelados.

De igual modo, a companhia acredita que fez um bom trabalho de geração de caixa neste 2T2022. A empresa explicou ter melhorado um processo interno de racionalização de estoque, com “muita atenção nos prazos de cobertura de fornecedores”, afirma.

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Perspectivas positivas daqui para frente

Sobre as perspectivas para os próximos meses, Via analisa que o Auxílio Brasil com o novo valor de R$ 600 reais deve impactar positivamente o varejo, principalmente no quatro trimestre. “O que a gente viu na primeira onda do auxílio emergencial foi muito usado para pagar dívidas e supermercado, para depois impactar no varejo”, argumenta a empresa.

Deste modo, principalmente para o quarto trimestre, a varejista espera resultados ainda maiores. “Estamos ‘cautelosamente otimistas’ para este segundo semestre, com Copa do Mundo, Black Friday, Natal e ampliação da cobertura 5G. Estamos bem preparados para essas sazonalidades”, finalizou a empresa.

Cotação de Via (VIIA3) na bolsa

Tudo indica que os investidores gostaram dos resultados de Via (VIIA3). Com uma das maiores valorizações da B3 até o momento, as ações da empresa fecharam em alta de 14,70%, a R$ 3,18.

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Gustavo Bianch

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