Ibovespa em queda com vazamento de áudios de Sérgio Moro
O Ibovespa registra queda no início desta segunda-feira (10). Por volta das 10h, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo caía -0,38% ficando com 97.447,65 pontos.
Nesta sessão, o Ibovespa é influenciado principalmente pelos áudios do ministro da Justiça, Sérgio Moro, divulgados pelo site “The Intercept”. Além disso, o mercado acompanha a divulgação do novo Boletim Focus que reduziu pela 15ª e estimativa de crescimento da economia para 2019. Para fechar, a reforma da Previdência também recebe olhares do mercado.
Boletim Focus
Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram pela 15ª vez a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Assim, no boletim divulgado nesta segunda-feira (10), a expansão da economia brasileira para este ano está prevista em 1%.
Saiba mais: Boletim Focus: PIB é reduzido pela 15ª vez; nova previsão é de 1%
De acordo com os analistas do mercado financeiro na última segunda-feira (03), o PIB brasileiro cresceria 1,13% em 2019. Dessa forma, essa é a 15ª semana seguida de redução do PIB no Boletim Focus. Isso porque no começo do ano era previsto um crescimento 2,6% para este ano.
Além disso, as previsões de crescimento para 2020 também foram reduzidas ficando em 2,23%. Para o PIB de 2021 e de 2022 foi mantida a previsão de 2,5% de alta.
Moro tem conversas divulgadas
O “Intercept” divulgou no último domingo (9) trechos de mensagens de procuradores da Lava Jato e Sérgio Moro. De acordo com a publicação do site, as mensagens foram trocadas pelo “Telegram”. Além disso, o Intercept ainda aponta conversas entre o procurador, Delta Dallagnol, e o ministro da Justiça sobre investigados na Lava Jato.
Saiba mais: Mensagens mostrariam colaboração entre Dallagnol e Moro, diz site
Reforma da Previdência
No último domingo (9), o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira, afirmou que deve apresentar seu parecer sobre a reforma na próxima quinta-feira (13).
Moreira afirmou que a ideia é criar mais um regra de transição para o trabalhador em relação a aposentadoria.
Saiba mais: Reforma da Previdência: Líder de governo do PSL e Bolsonaro se reúnem
Samuel Moreira se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e outros líderes partidários no domingo.
Última cotação
Na última sessão, na sexta-feira (7), o Ibovespa registrou uma alta de 0,63% somando 97.821,76 pontos.