Bolsonaro e Guedes falam sobre criação de moeda única com a Argentina
O presidente Jair Bolsonaro junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes, falaram na última quinta-feira (6) sobre o plano de criar uma moeda única entre Brasil e Argentina que se chamaria “peso real”.
O “peso real” foi anunciado por Bolsonaro e Guedes a empresários da Argentina e do Brasil, em um encontro em Buenos Aires, na Argentina. No entanto, o tema já havia sido discutido com o ministro da Economia da Argentina e idealizador do plano, Nicolás Dujovne.
A criação da moeda única entre os países é discutida desde a criação do Mercosul. Entretanto, até o momento não havia sido tomada nenhuma decisão sobre o projeto por conta das diferenças de políticas de câmbio dos membros.
Bolsonaro na Argentina
O presidente Jair Bolsonaro foi à Argentina na última quinta-feira (6) onde se encontrou com Mauricio Macri, presidente da Argentina. A viagem a Buenos Aires é a quarta internacional desde o começo do mandato. Isso porque o líder do Executivo já foi duas vezes aos Estados Unidos e uma ao Chile.
Saiba mais: Bolsonaro visita Argentina nesta quinta-feira; entenda o que será tratado
O encontro de Bolsonaro com Macri, contudo, carrega o peso da parceria comercial entre os dois países latinos, uma vez que a Argentina é o terceiro maior parceiro de comércio do Brasil. A frente estão apenas a China e os Estados Unidos.
Dessa forma, na agenda de Bolsonaro desta quinta tem não apenas o encontro com Macri, mas com ministros argentinos. Assim, ocorrerão reuniões entre representantes das seguintes pastas dos dois países:
- Casa Civil – Onyx Lorenzoni;
- Economia – Paulo Guedes;
- Defesa – Fernando Azevedo;
- Agricultura – Tereza Cristina;
- Minas e Energia – Bento Albuquerque;
- Ciência e Tecnologia – Marcos Pontes;
- Gabinete de Segurança Institucional – Augusto Heleno.
Além disso, ainda fazem parte da comitiva de Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e o assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins. Também estarão presentes a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).