Eletrobras (ELET3) recebe indicações para novo conselho de administração

Após a renúncia de nove dos dez membros do conselho de administração, a Eletrobras (ELET3) informou na noite do último domingo (19) que recebeu correspondência de acionistas com os nomes de candidatos a serem eleitos para compor o novo conselho de administração da companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

No sábado (19), a Eletrobras informou ao mercado que nove membros haviam pedido renúncia. O conselho é  composto por 11 membros, mas uma das posições atualmente está vaga. Carlos Eduardo Pereira, que representa os funcionários da companhia, foi o único membro que não renunciou.

De acordo com a elétrica, o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, renunciou somente ao cargo de conselheiro e permanece no comando da companhia.

A chapa indicada por acionistas que representam mais de 5% do capital social da Eletrobras é composta pelos seguintes nomes:

  • Carlos Augusto Leone Piani,
  • Daniel Alves Ferreira,
  • Felipe Vilela Dias,
  • Ivan de Souza Monteiro,
  • Marcelo de Siqueira Freitas,
  • Marcelo Gasparino da Silva,
  • Marisete Fatima Dadald Pereira,
  • Octavio Cortes Pereira Lopes,
  • Vicente Falconi Campos.

Por sua vez, Pedro Batista de Lima Filho é candidato para eleição em separado pelos acionistas titulares de ações preferenciais.

A Eletrobras comunicou que deve convocar assembleia geral extraordinária (AGE) para a eleição dos novos membros do conselho. Em seu comunicado ao mercado, a elétrica informou ainda que, os acionistas solicitaram que seja deliberada na AGE a fixação de um prazo para o mandato unificado do conselho de administração, excepcionalmente até a assemblei geral ordinária (AGO) a ser realizada em 2025.

Saída de membros do conselho da Eletrobras

De acordo com o comunicado de sábado, os conselheiros que renunciaram permanecerão no cargo até a posse dos novos conselheiros.

Em carta, os conselheiros explicaram que: “trata-se de boa prática de governança corporativa e de justiça social, que os atuais conselheiros se orgulham em cumprir – o que permitirá à Eletrobras estabelecer um novo cenário na composição do seu Board aderente à sua atual realidade jurídica e acionária.”

E concluem: “a desestatização da companhia trará novas oportunidades de investimento e de expansão de suas atividades. Resta ao Conselho de Administração, após profundas e efetivas contribuições ao processo, propiciar que a nova composição societária – definida sem a figura de um acionista controlador – venha a formatar um novo colegiado.”

Os conselheiros da Eletrobras que iniciaram o mandato em abril de 2021 e que pediram a renúncia são Ruy Schneider, Marcelo de Siqueira Freitas, Bruno Eustáquio de Carvalho, Ana Carolina Marinho, Jeronimo Antunes, Ana Silvia Corso, Felipe Villela Dias e Daniel Alves Ferreira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno