Dólar em alta; Tarifas sobre produtos importados do México no radar

O dólar inicia a sessão desta sexta-feira (31) em alta, assim como fechou na quinta-feira (30). Por volta das 9h, a moeda registrava uma alta de 0,2% sendo negociado a R$ 3,9881 na venda.

A cotação do dólar está sendo movimentada por conta da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e norte-americano e também pelo anúncio de novas tarifas dos Estados Unidos, que aumentaram o temor de recessão global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

PIB do Brasil

A moeda norte-americana passou a se valorizar ainda mais ante o real, após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2019.

A retração de 0,2% da economia entre janeiro e março, em comparação com o quarto trimestre de 2018, fez com que os investidores ficassem inseguros sobre a recuperação econômica brasileira.

Saiba mais: PIB do Brasil tem queda de 0,2% no primeiro trimestre, diz IBGE

Essa foi o primeiro recuo do PIB nacional desde o último trimestre de 2016, onde foi registrada uma queda de 2,3%.

PIB dos Estados Unidos

A cautela no mercado sobre a economia brasileira fez o dólar ganhar força no mercado. Mais ainda depois dos dados divulgados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que apontaram que o PIB norte-americano deve ter um crescimento de 3,1%, ficando alinhado com o esperado por especialistas.

Saiba mais: PIB dos EUA é revisado para baixo a 3,1% no 1° trimestre de 2019

“O aumento do PIB real no primeiro trimestre refletiu contribuições positivas dos gastos do consumidores, investimento em estoques privados, exportações, gastos do governo estadual e municipal e investimentos fixos não-residenciais, que foram parcialmente compensados por uma contribuição negativa do investimento fixo residencial”, disse o Departamento de Comércio dos EUA.

Taxas sobre importados do México

No entanto, a alta da moeda norte-americana acabou sendo freada com o anúncio de novas taxas aplicadas pelos estadunidenses. Desta vez, o México é o alvo das tarifas. O presidente Donald Trump anunciou em sua conta no Twitter a aplicação de uma taxa de 5% contra produtos importados vindos do país vizinho como medida para conter a imigração ilegal do México.

Saiba mais: Trump anuncia medidas para conter imigrantes ilegais vindos do México

De acordo com Trump, caso o país tome medidas para acabar ou reduzir drasticamente o número de entradas ilegais em território norte-americano, as tarifas serão retiradas. Caso contrário, o presidente dos Estados Unidos afirmou que serão aplicadas taxas de 25% sobre os produtos mexicanos.

Dessa forma, os investidores passaram a operar com cautela com receio de uma recessão global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

Última cotação

Na última sessão, na quinta-feira (30), o dólar registrou uma leve alta de 0,073% sendo cotada a R$ 3,979.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno