Air Europa: além dos voos, aérea quer abrir hotéis no Brasil, diz jornal

A Air Europa pretende investir no Brasil para além do mercado de voos domésticos. Assim, a companhia tem planos de entrar no setor de hotelaria com a construção de dois hotéis, além de oferecer voos internos no País.

O plano de investimento é dos executivos da Globalia, isso porque o grupo é dono da Air Europa. Assim, os projetos são para investir em dois empreendimentos da Be Live, a empresa de hotelaria do grupo. Dessa forma, a possibilidade é de que os hotéis sejam instalados no Nordeste do País.

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No mesmo sentido, a aérea também intenciona dobrar a frequência de voos brasileiros com rotas internacionais. O aumento da frequência seria feito em dois anos através de uma parceria da Air Europa com a Air France. As informações foram divulgadas pelo “O Globo”. O jornal diz ter conversado com uma fonte próxima às negociações do grupo com o governo brasileiro.

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Assim, os representantes da Air Europa se reúnem nesta quinta-feira (30) com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O encontro servirá para acertar a atuação da aérea no Brasil.

MP das aéreas

A Air Europa é a primeira companhia estrangeira a conseguir autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para atuar no mercado doméstico. Isso ocorreu depois que a Medida Provisória 936/2018 foi aprovada pelo Congresso.

A chamada “MP das aéreas” permite que as companhias brasileiras tenham 100% de capital estrangeiro. No último dia 22, o Senado aprovou a medida que foi assinada pelo então presidente Michel Temer em 2018. A aprovação ocorreu depois de aval da Câmara e definiu a regulamentação da medida. Agora, o texto precisa da sanção de Bolsonaro.

Saiba Mais: Câmara aprova 100% de capital estrangeiro nas aéreas

O porta-voz do governo, Otávio do Rêgo Barros, afirmou na quarta-feira (29) que o presidente vai se basear em estudos técnicos para decidir se aprova ou veta a MP.

Contudo, além da liberação do capital estrangeiro, a medida também proíbe a cobrança extra por bagagem. Dessa forma, na prática, o custo do transporte de malas deve estar incluso no preço da passagem.

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Entretanto, esse mecanismo não é favorável às companhias low cost (de baixo custo), como é o caso da Air Europa. No Brasil, ela será a primeira estrangeira da categoria a atuar no mercador doméstico. Companhias do Chile (Sky) e da Noruega (Norwegian) são low cost, mas operam apenas em rotas internacionais.

Beatriz Oliveira

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