Após oferta da Centauro, Netshoes adia assembleia sobre proposta do Magalu

A Netshoes adiou a assembleia que avaliaria a proposta do Magazine Luiza. Assim, a reunião marcada para esta quinta-feira (30) às 11h foi suspensa após a varejista online receber uma oferta de US$ 3,50 por ação da Centauro, ou US$ 108,7 milhões.

O comunicado foi enviado à Securities and Exchange Commission (SEC) na quarta-feira (29). Assim, a Netshoes ainda não definiu uma nova data para a assembleia. Na reunião, os acionistas decidiriam se aprovavam ou não a oferta de US$ 3 por ação, ou um total de US$ 93 milhões, que o Magalu ofereceu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/c9f230a6-ebook-101-perguntas-fiis-free-mobile.png

Contudo, o site de vendas afirmou que ainda não decidiu sobre a contraproposta da Centauro. “Enquanto se aguarda a conclusão de tal revisão, a diretoria da Netshoes não determinou se a proposta revisada da Centauro constitui uma proposta superior, nos termos do Acordo de Incorporação”, declarou.

Saiba Mais: Centauro não quer fundador da Netshoes na gestão da empresa, diz jornal

Além disso, o conselho de administração ainda mantém a recomendação para que os acionistas aprovem a oferta do Magalu. “Nesse sentido, o Conselho reafirma sua recomendação existente da transação com o Magazine Luiza S.A. sem ressalvas”, aponta o documento.

Quem dá mais pela Netshoes?

A disputa entre as duas varejistas pela Netshoes teve início com a primeira oferta recebida pela empresa. Isso ocorreu no dia 29 de abril, quando o Magazine Luiza apresentou uma proposta de US$ 2 por ação, ou seja, US$ 62 milhões. As duas companhias chegaram a fechar um acordo de aquisição, que já foi até mesmo aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Saiba Mais: Magazine Luiza diz que proposta da Centauro à Netshoes foi oportunista

Contudo, o termo ainda precisa ser aprovado pelos acionistas. Dessa forma, foi marcada uma assembleia para esta quinta-feira (30), na qual a decisão será tomada. As duas empresas já haviam informado que a operação já tinha o apoio de 47% dos acionistas.

Entretanto, no dia 23 de maio, a Centauro entrou na disputa ao oferecer uma proposta de US$ 2,80 por ação. Assim, o total da oferta pela Netshoes era de US$ 87 milhões. Com isso, o conselho de administração da varejista de artigos esportivos ficou obrigado a analisar a proposta, que foi apresentada dentro do prazo limite, dia 30 de maio.

Saiba Mais: Magazine Luiza diz que Cade aprovou compra da Netshoes; Centauro faz oferta

Logo após, o conselho divulgou um comunicado afirmando que iriam analisar a nova oferta. Entretanto, a recomendação continuou a ser aceitar o oferecido pelo Magalu.

Diante disso, no último domingo (26), o Magazine Luiza reagiu e aumentou sua proposta. Os novos valores foram de US$ 3 por ação, ou US$ 93 milhões. A empresa também ressaltou que a proposta da Centauro foi “oportunista”.

A declaração foi feita através de uma carta que o presidente do Magalu enviou à Netshoes. Nela, Frederico Trajano também destacou que o acordo com o site de vendas já estava aprovado pelo Cade, o que facilitaria a transação.

Quarta proposta

Em seguida, na terça-feira (28), a Centauro lançou a tréplica com a nova oferta ultrapassando os US$ 100 milhões. A estimativa é de que a Netshoes precise de R$ 150 milhões para colocar em ordem seu capital de giro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/BANNER-NOTICIA-DESK-2.png

Além disso, o conselho alertou os acionistas de que o negócio com a Centauro pode causar problemas com o Cade. Isso porque o market share das duas juntas ultrapassa 50% no varejo online do setor de esportivos. Desse modo, a transação poderia colocar as operações da Netshoes em risco.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno