Petrobras (PETR4) inicia a venda de fatia em sociedade feita com a Copel (CPLE6)

A Petrobras (PETR4) comunicou nesta sexta-feira (3) que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (chamada de teaser), referente à venda da totalidade de sua participação de 18,80% na sociedade UEG Araucária (UEGA), no estado do Paraná.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/Banner-Noticias-1000x325-20.jpg

O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, assim como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, já está disponível no site da Petrobras.

A Petrobras informou que as demais etapas do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

Em fato relevante, a empresa afirmou que a operação “está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”.

A UEGA é uma sociedade entre o Grupo Copel (CPLE6) e a Petrobras, constituída de uma usina de geração a gás natural (ciclo combinado, com duas turbinas a gás e 1 turbina a vapor) e localizada em Araucária – PR, próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL). Entrou em operação em 2002 e possui capacidade instalada total de 484 MW.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Petrobras (PETR4) aumenta em 11,4% preço médio do querosene de aviação

preço médio da querosene de aviação (QAV) foi elevado em 11,4% pela Petrobras (PETR4). O aumento foi anunciado nesta quinta-feira (2), mas está valendo desde ontem. O combustível é utilizado por aviões de grande porte e sua elevação deverá impactar no valor final das passagens aéreas, que vinham sendo vendidas em um patamar alto desde o início deste ano, principalmente depois do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“A Petrobras esclarece que os preços de venda de querosene de aviação (QAV) às companhias distribuidoras são ajustados mensalmente, sendo definidos por meio de fórmula contratual negociada pelas empresas. Essa prática é adotada há aproximadamente 20 anos, desde o primeiro contrato comercial entre Petrobras e distribuidoras. Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, afirmou a estatal.

A Petrobras destacou que comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as empresas distribuidoras. Estas transportam e comercializam o produto para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

“O mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, esclareceu a Petrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Cotação

A ação preferencial da Petrobras (PETR4) fechou em alta de 1,75% nesta sexta (3), a R$ 30,28. No ano, acumula ganhos de 4,09%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno