Guia da aposentadoria

7 pontos para escolher o seu fundo de previdência

De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o Banco Central, divulgada em 2019, seis em cada dez brasileiros não se preparam para a aposentadoria.

Por isso, especialistas indicam o fundo de previdência privada como complemento de renda no futuro e como uma base para alcançar os sonhos a serem realizados na aposentadoria.

Confira 7 pontos importantes na hora de escolher um fundo de previdência privada.

Ao decidir contratar um plano de previdência o investidor passará por algumas etapas. No primeiro momento, deve escolher a modalidade, entre o PGBL e o VGBL.

Modalidade do fundo

Modalidade do fundo

PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres): indicada para quem faz a declaração do Imposto de Renda da forma completa e contribui para o INSS. Pode deduzir até 12% da renda tributável anual. O tributo, na hora do resgate, é calculado sobre o montante total.

VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) é sugerida para quem realiza a declaração do Imposto de Renda da forma simplificada. A grande diferença é que a tributação é apenas sobre os rendimentos.

Modalidade do fundo

Modalidade de saques

– Recebimento integral – Recebimento mensal temporário – Recebimento mensal vitalício

Quer saber mais sobre previdência privada? Confira os conteúdos desta semana especial sobre previdência no Suno Notícias!