Magazine Luiza (MGLU3) sobe 6,7% na semana; o que está acontecendo com a ação?

A ação do Magazine Luiza (MGLU3) sentiu uma reviravolta nos últimos dias. Depois de um período de quedas, com baixas acumuladas de 40,77% no ano, no fechamento da última quinta-feira (26), o papel disparou 9,7%, a R$ 4,07. Somente nos últimos cinco dias, a cotação da empresa subiu 6,74%.

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E o que provocou essa repentina virada de trajetória de perdas? O mercado reagiu de forma positiva ao setor de varejo de e-commerce, especialmente no dia de ontem, após a aprovação na Câmara dos Deputados na quarta-feira (25) à noite do teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, combustíveis e gás natural.

A proposta passou com amplo apoio – 403 votos favoráveis, 10 contrários e 2 abstenções. Para diminuir resistências à medida, os deputados colocaram um gatilho temporário para compensar Estados e municípios quando a queda na arrecadação total do tributo for superior a 5%. Essa compensação será feita, se necessário, por meio do abatimento da dívida desses entes com a União. O texto ainda precisa ser aprovado no Senado. Com a proposta chancelada, existe a expectativa do mercado de que haja um alívio na inflação, o que pode levar os consumidores de volta às compras.

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“Basicamente, o varejo está subindo no Brasil porque lá fora está crescendo também, essa é a primeira situação. Segundo, nós temos uma percepção de risco menor no Brasil em função ao ajuste fiscal e dos números de inflação que a gente pode ter no futuro e a expectativa é de um resultado melhor para a empresa nos próximos meses”, afirmou Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.

Banco Safra: Magalu é a principal escolha no setor de e-commerce

Os analistas do Banco Safra, em relatório, destacaram que Magazine Luiza ainda é a principal escolha em e-commerce. “A curto prazo, no entanto, continua desafiador (para a empresa e o setor em geral) devido à forte dinâmica macro que impõe restrições aos consumidores e aversão ao risco para casos de crescimento no mercado de capitais“, afirmaram.

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O novo preço alvo do Safra para a ação de Magazine Luiza é R$ 7,30 até final de 2022, equivalente a um potencial de alta de 96%.

Além disso, o Safra elencou as oportunidades e benefícios de investir em Magazine Luiza. Confira:

Vale a pena investir em Magazine Luiza?

  • Crescimento exponencial;
  • Super app;
  • Entrega mais rápida;
  • Magalu as a Service (MaaS).

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Quais são os principais riscos ao investir?

  • O encerramento do auxílio emergencial pode ter um efeito negativo na atividade de varejo;
  • Competição irracional no marketplace e nas vendas diretas;
  • Concorrência com grandes empresas internacionais.

BB-BI: recomendação neutra

Um dia após o balanço da empresa, divulgado no último dia 16 e considerado fraco pelo mercado, o BB Investimentos rebaixou a recomendação do papel, mas fez ponderações sobre as perspectivas da varejista.  O BB-BI viu os resultados do Magazine Luiza no primeiro trimestre de 2022 como mistos: por um lado, houve crescimento das vendas e da receita líquida e, por outro, a companhia não registrou ganhos de alavancagem operacional na comparação anual.

O banco de investimentos rebaixou sua recomendação de compra para neutra para as ações do Magazine Luiza e manteve o preço alvo de R$ 7,50 – mas já ressaltou que será feito um novo valuation para considerar os dados do 1T22 e as premissas macroeconômicas para os próximos meses.

Em março, os analistas do banco já haviam revisado as projeções para o Magalu em 2022, com um forte recuo no preço estimado para as ações MGLU3 até o fim de 2022. O valor caiu de R$ 22,90 para R$ 7,50.

“Ao nosso ver, além do impacto negativo decorrente do cenário macroeconômico, o desempenho das ações reflete também a preocupação dos investidores com a capacidade de manutenção de crescimento com rentabilidade, diante da acirrada concorrência e da necessidade de investimentos em serviços para se destacar frente aos pares pressionando a margem operacional“, diz o relatório.

Um dos destaques do Magazine Luiza no período de janeiro a março foi o crescimento das vendas brutas totais (GMV, na sigla em inglês), que totalizaram R$ 14,1 bilhões, alta de 13,2% na comparação anual.

Segundo o BB-BI, os números vieram em linha com as estimativas da casa. “Todos os canais contribuíram positivamente para esse aumento das vendas, com destaque para o marketplace, cujas vendas vieram 49,9% superiores a um ano atrás, sobre uma forte base comparativa (alta de 98% a/a no 1T21)”.

Em contrapartida, as vendas nas lojas físicas ainda apresentam dificuldades. No geral, o crescimento foi de 6,2% em um ano, porém o recorte “mesmas lojas” sofreu queda de 2,8% frente ao 1T21, “refletindo um cenário macroeconômico ainda bastante desafiador para a venda de bens duráveis”.

A aprovação do teto do ICMS na Câmara, se tiver anal do Senado, pode reverter esse quadro e melhorar o cenário macro — mesmo com a alta de juros – e contribuir para a recuperação dos papéis.

Cotação do Magazine Luiza

Às 14h15, a ação do Magazine Luiza operava em queda de 2,21%, a R$ 3,98. No ano, acumula perdas de 40,77%.

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Victória Anhesini

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