Fusão Fiat e Renault pode criar empresa com quase 30% do market share no Brasil

Se concretizada, a fusão entre a Fiat Chrysler e a Renault pode criar uma empresa dona de 30% do market share no Brasil. Isso porque a participação de mercado das duas companhias juntas, alcança a marca dos 27% no País. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Sendo assim, a Fiat tem cerca de 13,6% do mercado e é a maior montadora de veículos comerciais leves no Brasil. Enquanto isso, a Jeep tem uma participação de 4,91%. A marca é do grupo FCA(Fiat Chrysler Automobiles N.V). Por sua vez, a Renault detém 8,8% do market share. Desse modo, a fusão da Fiat e Renault determina a maior participação de mercado do setor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325CVCB3.jpg

Fiat Chrysler e Renault

As especulações sobre os resultados da fusão das duas montadoras começou depois que a Fiat apresentou a proposta nesta segunda-feira (27). Caso seja concluída, a operação pode criar a terceira maior montadora do mundo.

De acordo com a proposta, o principal objetivo entre a fusão da Fiat e da Renault seria a união de forças. Desse modo, a intenção seria lidar com as dificuldades estruturais pelas quais o mercado global de automotivos pode passar.

Além disso, consta no acordo que cada grupo detenha 50% da nova empresa. Assim, em comunicado, a Fiat afirmou que as ações seriam cotadas nas bolsas de Nova York e de Milão. Logo após, a Renault se manifestou afirmando que seu conselho administrativo estudará a proposta.

Terceira maior montadora

O resultado em vendas anuais com a fusão seria de 8,7 milhões de veículos, o que geraria 5 bilhões de euros. A proposta da Fiat é que as ações, após a fusão, fiquem todas em uma holding holandesa. Depois do pagamento de um dividendo de 2,5 bilhões de euros (R$ 11 bilhões) aos acionistas da Fiat, cada grupo receberia metade da companhia.

Conforme a Fiat, o “amplo e complementar portfólio das duas marcas forneceria uma cobertura completa do mercado, do luxo ao ‘mainstream'”. É conhecido como mainstream um conceito que expressa uma tendência ou moda principal dominante.

 

Saiba Mais: FIAT anuncia investimento de R$ 8,5 bilhões em MG

Atualmente, o Grupo Volkswagen é a maior montadora de automóveis do mundo em volume de vendas. A companhia é composta pelas marcas Volkswagen, Audi, Soda, Seat, Bugatti, Lamborghini, Bentley e Porsche.

Já em segundo lugar se encontra a Aliança Renault-Nissan que é composto pela Nissan, Renault, Mitsubishi, Dacia, Lada, Infiniti, Datsun, Samsung, CMC e ZNA.

E em terceiro se encontra a Toyota Motor Corporation, que reúne as marcas Toyota, Daihatsu e Lexus. Os dados foram revelados ano passado pela consultoria Focus2Move com informações coletadas em outubro de 2018.

França favorável à fusão

Nesta segunda, a porta-voz da França, Sibeth Ndiaye, declarou que o país é favorável à proposta de fusão entre a Fiat e a Renault.

De acordo com Ndiaye, o governo é a favor da operação, mas deve-se “olhar as condições nas quais o acordo será feito”.

Saiba Mais: Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi deve mudar, diz ministro francês

O governo da França é o principal acionista da Renault, com uma participação de 15% da montadora. De acordo com a Fiat, essa fusão não levará ao fechamento de fábricas.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno