Companhia aérea leva multa de R$ 1,3 milhão do Governo por erro que provocou cancelamento de passagens

A companhia aérea Iberia Lineas Aéreas de España levou uma multa de R$ 1,3 milhão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

A multa à companhia aérea se deu por infração ao Código de Defesa ao Consumidor, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (20).

A punição vem depois do cancelamento de 4 mil passagens de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Paris no fim do ano passado.

Na ocasião, a companhia aérea fez uma promoção errada, anunciando preço dez vezes menor para o trecho Rio-Paris, o que levou cerca de 4 mil consumidores comprarem os bilhetes, que foram cancelados 72 horas depois.

Em nota, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ressaltou que a legislação sobre as relações de consumo é clara ao destacar o “respeito à dignidade, saúde, segurança e a proteção do interesse econômico do cidadão”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

A Senacon explica que a multa se baseia em infração aos artigos 4º e 20º do Código de Defesa do Consumidor, que determinam às empresas a criação de “meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo”.

Companhia aérea ‘descumpriu obrigações contratuais’

Não há recurso contra a decisão e a Iberia tem 30 dias para quitar os valores estabelecidos. O valor arrecadado com a multa será direcionado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos da pasta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-2.png

De acordo com a Secretaria, “o procedimento da Iberia descumpriu a obrigação contratual, já que a companhia aérea não informou com clareza o consumidor, a respeito da promoção, anunciando na imprensa o preço de U$ 118 (R$ 637,20 na cotação desta sexta-feira)”. O valor original do trecho, conforme a Iberia, é de U$ 1.180 ou R$ 6.372, na cotação desta sexta.

A punição também considerou o fato de a promoção lançada em 28 de dezembro de 2021 ter ficado apenas três horas no ar, nos sites de comercialização de passagens na internet, e os bilhetes só terem sidos cancelados 72 horas depois.

“A empresa alegou à Senacon se tratar de “erro grosseiro ao se realizar um upload dos preços e que esse erro tomou projeção maior que o desejado”. “Existem sítios específicos que fazem levantamento de preços abaixo dos praticados no mercado”, defendeu-se a Iberia, segundo a Secretaria.

A empresa ainda disse que foi um erro humano e não de promoção e todas as providências cabíveis foram tomadas.

“A Senacon reforça que a decisão e o estabelecimento da multa também estão embasados no Código de Defesa do Consumidor (CDC) pela frustração da expectativa do comprador. Ao mesmo tempo que, segundo o CDC, ao ofertar um produto, a companhia aérea assume a responsabilidade pelo risco do negócio”, diz a nota.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno