Fusão de BR Malls (BRML3) e Aliansce (ALSO3) formará maior empresa de shopping da América Latina
Após quase cinco meses de negociações, com idas e vindas e três propostas rejeitadas, a Aliansce Sonae (ALSO3) conseguiu, enfim, uma resposta positiva da BR Malls (BRML3) para a fusão entre as duas empresas de shopping center.
Segundo o fato relevante publicado pela Aliansce na manhã desta sexta-feira (29), o conselho de administração da BR Malls aprovou, por maioria, a celebração da incorporação da totalidade das ações de emissão da BR Malls pela Aliansce, bem como recomendou a aprovação da operação.
Nos termos do negócio aprovado pelo conselho, os acionistas da BR Malls vão receber 326,34 milhões de novas ações ordinárias da Aliansce Sonae, equivalente a 55,13% do valor. O restante será pago em dinheiro, um montante total de R$ 1,25 bilhão, equivalente a R$ 1,5091 por ação.
O pagamento será realizado à vista, em parcela única, em até cinco dias úteis contados da data de consumação da operação.
As ações de ambas as companhias de shopping center sobem forte no Ibovespa hoje, após o comunicado da fusão. Por volta das 10h55 (horário de Brasília), as ações da BR Malls subiam 3,62%, avaliadas em 9,74. Já as ações da Aliansce tinham alta de 3,22%, para R$ 21,77.
BR Malls e Aliansce juntas serão maior empresa da América Latina
Segundo o colunista de O Globo, Lauro Jardim, a fusão de BR Malls com a Aliansce Sonae resultará numa empresa líder de shoppings centers, a maior da América Latina em números de empreendimentos.
Juntas, as empresas somam 69 shoppings espalhados pelo Brasil e o valor de vendas sobe para cerca de R$ 38,5 bilhões – um valor muito acima de suas concorrentes Iguatemi (IGTI3) e Multiplan (MULT3). Somadas, as rivais ficariam com R$ 8 bilhões de desvantagem em volume de vendas.
Com a fusão, a empresa resultante deverá competir com a Multiplan (MULT3), que atualmente é a maior empresa de shoppings centers do Brasil em valor de mercado.
Segundo a Aliansce, as sinergias operacionais e financeiras com a BR Malls podem chegar a R$ 210 milhões por ano. No documento divulgado hoje, a empresa destaca que a visão estratégica se baseia:
- na capacidade e excelência dos talentos de ambas as Companhias,
- na complementariedade e qualidade do portfólio combinado,
- no histórico de sucesso da Aliansce na implementação de combinações transformacionais na indústria de shoppings, e
- no suporte de um grupo de acionistas de referência, com visão de longo prazo e com amplo conhecimento de varejo e shopping centers em escala global.
A expectativa do mercado é que, já na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada pela BR Malls hoje, haja mudanças no conselho, com cadeiras aprovadas pela Squadra e a Aliansce.