Ibovespa abre em alta com expectativa sobre proposta alternativa da Previdência

Nesta segunda-feira (20), o Ibovespa opera em leve alta com expectativa sobre proposta alternativa da reforma da Previdência. No entanto, é estimado que durante o dia o Índice oscile devido à última sessão que terminou estável e a pressão do Congresso com a possível nova proposta na Câmara.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma alta de 0,36% alcançando 90.315,22 pontos. Nesta segunda, um grupo de deputados deverão propor um novo texto para substituir o atual, o mercado segue atento.

Ademais, investidores estão em alerta com as obras iniciadas pela Vale na construção de um muro na barragem de Barão dos Cocais, com objetivo de conter lama caso rompa.

Além disso, Boletim Focus reduziu pela 12ª vez a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. E também, um novo capítulo da guerra comercial entre China e Estados Unidos foi inciado, desta vez envolvendo o Google.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325RAIZ4.jpg

Reforma da Previdência

No último sábado (18) o líder do governo na Câmara dos Deputados, major Vitor Hugo, disse que poderia apoiar um eventual texto alternativo da reforma. Esse texto foi elaborado pelos parlamentares.

De acordo com o líder, se a nova proposta apresentar todas as questões como seguridade social, saúde, assistência social e ainda assim continuar “nos moldes”, há uma grande chance de ser aprovada.

“Se os parlamentares apresentarem algo nos moldes do que o governo fez, que abranja todas essas questões e de uma maneira melhor que o governo fez, a gente vai encampar e vai remar junto para poder aprovar”, disse Hugo.

Além disso, Vitor Hugo afirmou que o Congresso é “soberano” e “tem a palavra final” sobre a reforma. Completou dizendo que o governo ainda possui a expectativa da economia obter R$1 trilhão em 10 anos, como prevê a proposta já enviada.

Vale

Na última quinta-feira (16) a mineradora Vale anunciou que começou a terraplanagem “construção da contenção em concreto”. O intuito é conter a lama caso a barragem de Barão de Cocais se rompa. O rompimento pode ocorrer desde o último domingo (19) até o próximo dia 25.

Saiba mais: Vale constrói muro para tentar conter lama da barragem de Barão de Cocais

Além disso, a Vale informou que a construção do muro tem como objetivo reduzir impactos ambientais e sociais do possível desastre.

A Defesa Civil liberou a construção da estrutura no dia 25 de março, no entanto, na época a mineradora não havia manifestado interesse na construção.

Boletim Focus

O boletim divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Banco Central demonstra queda na previsão do crescimento do PIB pela 12ª vez  em 2019.

Saiba Mais: Boletim Focus: previsão de crescimento do PIB cai para 1,24%; inflação sobe

Conforme os economistas o PIB cresceria 1,45% neste ano. No entanto, no começo do ano era previsto um crescimento de 2,6% para 2019. Já a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,04% a 4,07%.

Guerra comercial

Após o presidente americano, Donald Trump, incluir a Huawei em sua “lista negra”, o Google decidiu suspender negócios

As pessoas que já possuem celulares da Huawei com sistema Android continuarão a ter acesso a atualizações.

Saiba Mais: Google suspende negócios com Huawei após lista negra de Trump

No entanto, os novos dispositivos móveis não vão ter acesso aos aplicativos populares, como Gmail, Google Play Store e o Youtube. Além disso, os novos não acessarão as atualizações.

Última cotação

Na sessão da última sexta-feira, o Ibovespa encerrou perto da estabilidade com uma queda 0,04% com 89.992,73 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião