Uber (U1BE34) fecha acordo em Nova York e aceitará táxis em todo o mundo até 2025
A Uber (U1BE34) fechou um acordo em Nova York para aceitar táxis, listando todos os veículos no seu aplicativo.
Os passageiros devem pagar aproximadamente a mesma tarifa para corridas de táxi que para corridas do Uber X, segundo apurou o Wall Street Journal.
A opção “táxi” vai aparecer em um menu separado do aplicativo e o processo de encontrar e atribuir um motorista será feito pelo Creative Mobile Technologies ou pelo Curb, ambos sistemas utilizados pelos taxistas.
Ainda que a Uber tenha feito acordos de exceções em alguns países ou usado motoristas de táxi, trata-se da primeira vez que a companhia de mobilidade urbana faz um acordo amplo.
“Esse acordo é maior e mais ousado do que tudo que já fizemos”, disse Andrew Macdonald, o global chief of mobility do Uber.
A parceria vai adicionar “dezenas de milhares de veículos à plataforma da Uber em Nova York”, afirmou a Curb, que também trabalha com taxistas de Nova York.
A companhia prevê acordos cada vez mais amplos, com previsões de que até 2025 todos os táxis do mundo estejam listados na plataforma.
A Uber também afirmou que as empresas que fornecem a tecnologia do app e do software aos táxis de Nova York – a Creative e a Curb – deve ajudar as suas plataformas.
Trata-se da companhia que provê telas de TV nos táxis e viabiliza os pagamentos por meio de cartão dos mais de 14 mil taxistas.
Acordo sela bandeira branca e dá vantagem aos ‘taxista do Uber’
O acordo seve como uma maneira de contornar a escassez de motoristas do aplicativo ao mesmo tempo em que vê-se uma melhora da demanda pelos táxis – que tiveram um enorme concorrente desde que a companhia se popularizou.
Para os passageiros, também é uma vitória, já que podem ter acesso aos táxis pelo aplicativo, segundo Guy Peterson, diretor de desenvolvimento de negócios da Uber, em entrevista ao Financial Times.
O acordo também sela uma bandeira branca, já que taxistas e motoristas de Uber costumavam ter grande rivalidade pela concorrência acirrada.
O fundador do Uber, Travis Kalanick, defendia o ideal de ‘minar’ a indústria de táxis desde a criação do aplicativo e já chegou a chamar os motoristas de “babacas” publicamente.
Atualmente os motoristas de Uber em Nova York recebem uma tarifa mínima predeterminada por tempo e distância, ainda que a empresa diga que os motoristas normalmente ganham mais do que essa taxa.
Da mesma forma, os taxistas contratados via Uber receberão a mesma taxa. A diferença é que os taxistas terão a vantagem de ver o ganho esperado com a corrida e também poderão recusar corridas que não valham a pena.