O Big Brother Brasil (BBB) é, de longe, o maior reality show do Brasil. Mas além do prêmio do vencedor, existem empresas que fazem muito dinheiro com o programa.
De acordo com reportagem do site FDR, o BBB 22 começou em janeiro e já tinha colocado R$ 600 milhões nos bolsos da Globo.
Existem dois tipos de cotas de patrocínio no BBB: as cotas dinâmicas e as cotas principais.
As cotas dinâmicas oferecem espaços como o Cinema do Líder, Almoço do Líder e Almoço do Anjo. Entre elas estão Coca Coca, 99 e Picpay
As cotas principais são divididas em Cota Brother, Camarote e Big. A Cota Brother permite patrocínio de festas e algumas provas, como o "Bate e Volta", por R$ 11,8 milhões
Algumas das marcas que escolheram a Cota Brother foram a Above, McDonald's e Quinto Andar.
Já a Cota Camarote exige um investimento de R$ 69,4 milhões e dá acesso à cobertura completa do Multishow, chamadas e vinhetas na programação. Amstel, Seara e C&A estão nesta categoria.
A cota Big custa R$ 91,9 milhões e dá acesso a todos os pontos de acesso em todas as plataformas do programa, além de espaço na Prova do Líder. Americanas e Avon possuem esta cota.
Segundo a reportagem, o retorno obtido também é grande. O McDonald's, em 2021, teve aumento de 80% na demanda de seus lanches, enquanto a Americanas viu uma alta de 390% nos downloads de apps em 2020.