AWS abre inscrições para acelerar startups espaciais e de energia limpa
A Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon (AMZO34), abriu as incrições para a segunda edição de dois programas da empresa focados em ajudar as startups a enfrentar alguns dos desafios mais urgentes do mundo enquanto criam negócios bem-sucedidos baseados na nuvem.
Dez startups serão selecionadas para participar de cada um dos programas da AWS, focados em soluções para os setores espacial e de energia limpa. As incrições já estão abertas para ambas as opções. São elas:
- AWS Space Accelerator: que auxilia startups que usam a nuvem para reimaginar missões espaciais comerciais e governamentais, e
- AWS Sustainable Cities Accelerator: que oferece suporte para startups que criam soluções de mobilidade e transporte para aumentar a sustentabilidade de centros urbanos de rápido crescimento.
Lançados nesta quinta-feira (17), os programas se baseiam em aceleradores bem-sucedidos da AWS em 2021. Cada um deles terá duração de quatro semanas, com desafios específicos. Os participantes terão acesso a suporte, orientação e benefícios importantes da plataforma de serviços de computação em nuvem, como US$ 100 mil em créditos do AWS Activate para usar em infraestrutura e outros serviços avançados.
As inscrições para os programas AWS Space Accelerator e AWS Sustainable Cities Accelerator estão abertas até 15 de abril. Veja mais detalhes de cada um deles:
AWS Space Accelerator
Exatamente 75 anos atrás, neste mesmo mês, uma câmera a bordo de um foguete V-22 mandou a primeira fotografia capturada logo acima da Linha Karman, a fronteira oficial entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral. Hoje, os avanços na engenharia estão ajudando a transportar a tecnologia humana para muito além da atmosfera, e grande parte dessa inovação continuará a vir de startups.
Com base nesse cenário, a AWS está lançando a segunda edição do AWS Space Accelerator em colaboração com AlchemistX. O programa está aberto para startups espaciais de todo o mundo, com ideias inovadoras para usar a nuvem para repensar soluções para missões espaciais governamentais e comerciais.
O AWS Space Accelerator 2022 se baseia no sucesso das startups participantes de 2021, que apresentaram uma incrível variedade de soluções relacionadas à observação da Terra, robótica, lançamento e entrega de veículos espaciais, hardware e software de veículos espaciais, operações de satélite, viagens espaciais humanas e operações de lançamento .
“Este programa abriu os olhos da nossa equipe para todas as oportunidades e desafios no mercado espacial emergente”, afirmou Adam Kaplan, CEO da Edgybees.
AWS Sustainable Cities Accelerator
As cidades ocupam apenas 3% da superfície da Terra, mas respondem por 75% das emissões de carbono. Com a expectativa de que a população urbana cresça de 4 para 6 bilhões de pessoas até 2045, o desenvolvimento de cidades sustentáveis é uma parte crítica da luta contra as mudanças climáticas.
O AWS Sustainable Cities Accelerator, lançado em colaboração com Freshwater Advisors e Public Spend Forum, concentra-se em uma parte específica e crítica da equação: mobilidade e transporte.
A AWS está procurando startups maduras de tecnologia limpa em todo o mundo, que estejam trabalhando com micromobilidade, last mile delivery, estacionamento urbano e otimização de rotas, infraestrutura e aplicativos para carregar veículos elétricos, transporte e otimização de tráfego da Internet das Coisas (IoT), ou outras soluções para promover transporte e mobilidade sustentáveis em ambientes urbanos.
O objetivo é ajudar essas startups a aprender como inovar e acelerar seu crescimento por meio de tecnologias avançadas baseadas em nuvem. Este é o segundo programa de aceleração com foco em sustentabilidade, com o AWS Clean Energy Accelerator do ano passado tendo resultado em várias implantações piloto comerciais para as startups participantes.
“O AWS Clean Energy Accelerator foi um programa abrangente que me ensinou sobre todos os aspectos de nossos negócios – estratégia de entrada no mercado, política e regulamentação, recursos de financiamento e muito mais”, disse James Larson, CEO da E-Zinc.”