ZAK, startup de restaurantes, quer dominar Brasil e ser referência na América Latina
A Zak, plataforma que oferece soluções digitais e financeiras para restaurantes, tem planos de dominar todo o Brasil este ano e se tornar referência na América Latina em 2023.
A startup oferece desenvolvimento de canal de vendas, serviços financeiros para restaurantes e gestão integrada para delivery. Atende 360 restaurantes no Brasil e até junho espera atingir mais de mil locais. Alguns nomes conhecidos são Ráscal, Z Dell, Poke Garden, Mr.Cheney, Temakeria e Le Jazz.
“Temos muita força em São Paulo e estamos expandindo para outras praças, como Rio de Janeiro e outros lugares do país. A ideia é que em um ano dominemos o Brasil e no segundo ano sejamos referência na América Latina”, diz o head de desenvolvimento da Zak, Gustavo Bassan, em entrevista ao SUNO Notícias.
A ideia da Zak inclui solução para o restaurante com marketplace que auxilia os locais no dia a dia. A companhia também tem a sua própria maquininha de pagamentos que pode ser usada para fazer as transações no mundo físico.
“Somos uma plataforma de gestão All-in-One, fundada em 2018, para digitalização e empoderamento de restaurantes”, conta a empresa em seu site. “Começamos nossa jornada como operadores de restaurante e sentindo na pele todos os desafios da operação. Foi por isso que construímos soluções para ajudar o mercado com o sucesso financeiro do seu negócio.”
A empresa foi fundada em 2018 pelos equatorianos Andres Andrade, David Grandes e a brasileira Marina Lima. “Nascemos para ser o grande parceiro do restaurante e queríamos transformar o mercado de food service com tecnologia e inovação”, informou o site da startup.
A Zak captou, no final do ano passado, em rodada liderada pela Tiger Global, gestora de venture capital, um aporte de R$ 80 milhões para a operação. Pretende atuar em mil restaurantes, de dez cidades brasileiras, até 2023.
Zak conta com AWS para expansão do portfólio
Para essa expansão a plataforma conta com a infraestrutura da Amazon Web Services (AWS). O Head de tecnologia da informação da Zak, Juliano Souza, informa que a startup trabalha com a AWS desde o surgimento da empresa.
“A Zak trabalha com a parceria da AWS desde o início da empresa, em 2020, fizemos uma parceria para que AWS nos ajudasse em assuntos relacionados a arquitetura.”
Entre os serviços que a plataforma utiliza estão:
- infraestrutura como código;
- micro serviços gerenciados por máquinas virtuais
- banco de dados
“A Zak trabalha com parceria da AWS desde o início da empresa, em 2022. Usamos diversos serviços, entre eles o banco de dados que nos garante crescimento na demanda de negócios e usamos um dispositivo que permite a comunicação entre todos os produtos da companhia”, afirma Souza.