O número de golpes e pirâmides tem subido nos últimos meses

Golpes

Com o aumento do interesse do brasileiro por economia e finanças, subiu também o número de pirâmides e de todos os demais gêneros de golpe financeiro

Repórter: Poliana Santos 

Só em 2021 a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) enviou 325 comunicados de indícios de crimes financeiros aos Ministérios Públicos (Federal e estaduais), 75% a mais em relação ao ano anterior.

Contudo, quem pratica a divulgação de pirâmide ou golpe tende a adotar estratégias sempre novas e conectadas com assuntos e veículos do momento.

Um exemplo foram os golpes relacionados a criptomoedas – que cresceram em um ano em que a palavra ‘bitcoin’ foi uma das mais buscadas no Twitter.

Como forma de prevenção, a recomendação de especialistas é de sempre prestar atenção nos anúncios mais ‘chamativos’.

Veja os cinco golpes mais recorrentes nos últimos meses.

1º - Golpe do WhatsApp

O golpe começa com uma mensagem chamativa no WhatsApp. Os criminosos pedem que a mensagem seja compartilhada com dez contatos para que a vítima supostamente tenha o dinheiro liberado.

1º - Golpe do WhatsApp

Além disso, os golpistas informam que já será possível consultar se há valores do ‘dinheiro esquecido’ a receber do Banco Central e prometem saque instantâneo, via Pix, desse valor devido pelo banco.

2º - Orotrader e ICM Markets

Mascarada com um tom mais sério e de credibilidade no mundo dos investimentos, a www.icmarkets.com e também a www.orotrader.com são prováveis golpes e estão na mira da CVM.

2º - Orotrader e ICM Markets

Foi determinada pela CVM a imediata suspensão de veiculação de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, de forma direta ou indireta, pelas empresas.

3º - Golpe do Pix

Um dos mais antigos é o da ‘transferência em dobro’, em que o usuário é levado a um vídeo que demonstraria um suposto bug na ferramenta que permitiria receber duas vezes o valor.

3º - Golpe do Pix

Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam

4º- Ethereum Max

O token digital divulgado não tem relação com a criptomoeda Ethereum. O golpe foi um dos mais divulgados por influenciadores nos últimos meses, com a promessa de um ganho astronômico de mais de 1.000%.

5º - Golpes com robôs

Outro golpe financeiro extremamente popular é o que associa ganhos à utilização de ‘robôs’ que operariam automaticamente e ganhariam dinheiro sem que o usuário fizesse nada nem tomasse decisão.

5º - Golpes com robôs

O link remete a uma página de divulgação de um golpe financeiro, fraude que entra para o rol de esquemas que causam danos ao pequeno investidor.