O mercado de aplicativos e empresas da China que é endereçável para o Metaverso pode ser de 52 trilhões de yuans, ou cerca de US$ 8 trilhões, segundo levantamento do Morgan Stanley
Com a ascensão do Metaverso, as gigantes da tecnologia da China já estão começando a investir na realidade virtual. Apesar disso, a expectativa é de que o dragão asiático siga agressivo nos solavancos à liberdade
Segundo especialistas, a censura provavelmente será abundante e a regulamentação rígida, já que Pequim continua a acompanhar de perto as práticas de suas empresas de tecnologia
Porém, concorrentes como como Tencent, NetEase, ByteDance, proprietária do TikTok, e Alibaba (BABA34) podem ser as pioneiras no Metaverso
Em uma teleconferência de resultados em novembro, o CEO da Tencent, Pony Ma, disse que o Metaverso será uma oportunidade para adicionar crescimento às indústrias existentes, como jogos
A ByteDance também é proprietária do TikTok, o aplicativo de vídeo de formato curto, e seu equivalente chinês Douyin. Aa companhia com sede em Pequim lançou bases em VR, mídia social e jogos.
Da mesma forma, o Alibaba já afirmou que planeja lançar óculos de realidade aumentada para reuniões virtuais.
Varejo de olho no Metaverso
Ela ançou um “influenciador virtual” chamado Dong Dong para os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. O avatar digital pode ser encontrado no aplicativo de compras Taobao do Alibaba e fornece informações sobre as Olimpíadas
O impulso do metaverso das empresas de tecnologia chinesas ocorre logo após um ano intenso de escrutínio regulatório no setor de tecnologia do país.
Analistas disseram que essas leis existentes provavelmente também serão usadas para regular os aplicativos do metaverso, mesmo que novos sejam desenvolvidos.