XP reduz preço-alvo do Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3); veja novo valor

O e-commerce foi o segmento da bolsa com o pior desempenho em 2021 e no acumulado do ano, segundo a análise da XP. As ações das varejistas de e-commerce caíram em média 69% em 2021 e 7% no acumulado do ano. Com base nisso, a corretora decidiu manter os principais players do mercado como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) com recomendação neutra e decidiu reduzir o preço-alvo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Na análise da XP, a explicação para a queda das varejistas na bolsa é o crescente aumento da inflação e a elevação das taxas de juros que aumentaram a percepção de risco do Brasil e deterioraram a confiança dos consumidores, bem como as perspectivas de crescimento econômico do País. Portanto, para 2022, a corretora permanece vendo uma combinação de fatores macro difícil para Magazine Luiza, Via, Americanas (AMER3) e Enjoei (ENJU3).

Além do cenário interno, as varejistas têm ainda que ficar atentas com as concorrentes de e-commerce asiáticas, como Shopee e Alibaba. Apesar de não terem escala nacional o suficiente para bater de frente com Magalu e Via, as empresas chinesas estão cada vez mais ganhando território no Brasil.

“As plataformas de e-commerce asiáticas têm obtido um ritmo impressionante de número de downloads de aplicativos desde o início de 2020, devido a fortes investimentos em marketing. A Shopee, por exemplo, foi o aplicativo de e-commerce mais baixado em 2021 no Brasil (mais de 100 milhões de downloads), enquanto estimamos que sua participação de mercado esteja em torno de um dígito alto.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Para analisar o caso das asiáticas, a XP ainda compara com os aprendizados tirado do crescimento da Wish, plataforma de compras online, nos Estados Unidos. “Analisamos a sólida expansão do Wish no EUA e encontramos semelhanças com o crescimento do Alibaba e Shopee no Brasil, o que em nossa visão acende uma luz amarela para o médio-longo prazo para as plataformas locais.”

Embora o segmento de e-commerce tenha apresentado desempenho inferior ao Ibovespa, os analistas da XP ainda veem uma perspectiva turbulenta à frente, pois os bens duráveis são altamente correlacionados às taxas de juros, a renda disponível que está apertada à medida que a inflação permanece elevada e ao cenário competitivo que continua agressivo.

“Apesar de acreditarmos que a maior parte do ciclo de aperto monetário do Brasil deve estar próximo do fim, o dos EUA está apenas começando e os nomes de e-commerce podem ser mais impactados por serem casos de crescimento. No entanto, notamos que as ações caíram significativamente e podem estar perto do fundo, embora esperamos um melhor momento de resultados e maior visibilidade do cenário político brasileiro para ficarmos mais construtivo com o segmento.”

Cotação do Magazine Luiza e Via

Por volta das 11h30, desta quarta-feira (9), a ação do Magazine Luiza tinha alta de 1,07%, negociada a R$ 6,61. Por sua vez, a Via tinha queda de 0,97%, cotada a R$ 4,10.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno