Ibovespa em queda com Fed mantendo os juros norte-americanos
O Ibovespa abre o mês de maio em queda. Por volta das 10h desta quinta-feira (2), o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, registrava um leve recuo de -0,94% anotando 95.447,20 pontos.
O Ibovespa foi impactado diretamente pela manutenção dos juros norte-americanos. Além disso, a tramitação lenta da reforma da Previdência na Câmara, deixa o mercado ainda mais cauteloso sobre a aprovação do texto.
Reforma da Previdência
A reforma da Previdência completa uma semana de Comissão Especial, parte da tramitação que vai analisar o conteúdo da proposta enviada ao governo. No entanto, até o momento apenas uma reunião foi feita, na quinta-feira (25), quando foi instalada.
O prazo de duração da Comissão Especial é contado de acordo com as sessões no Plenário. A discussão pode ter até 40 sessões, onde as 10 primeiras são destinadas a emendas com sugestões de deputados, para que o texto seja alterado.
Saiba mais: Comissão especial da reforma da Previdência deve votar em junho
No entanto, o problema é que com a falta de reuniões dos parlamentares o prazo vai se estendendo. A próxima sessão foi marcada para a terça-feira (7), com o número suficiente de parlamentares, deve dar início a apresentação de emendas.
Taxa de juros e o Fed
Os membros do Federal Reserve (Fed) que votam a política monetária decidiram manter novamente a taxa básica de juros dos Estados Unidos da América (EUA) entre 2,25% e 2,50%, na última quarta-feira (1º).
Saiba mais: Fed mantém taxa básica de juros na faixa entre 2,25% e 2,50% nos EUA
A reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), que define a taxa básica de juros, confirma a paciência do órgão com o mercado interno e externo. A decisão foi unânime.
Governo buscando recuperação econômica
O governo prepara um pacote com cerca de 50 ações para incentivar a recuperação da economia brasileira. A medida pode alterar normas do setor imobiliário, de crédito, micro e pequenas empresa e de produtores rurais. O pacote de ações será lançado depois da assinatura da MP da “liberdade econômica”.
Saiba mais: Governo prepara ações para incentivar recuperação da economia
Sobre o assunto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em comunicado, que o compromisso do governo “é com a liberdade econômica”. A fala do líder do Executivo veio depois de algumas medidas intervencionistas na economia.
De acordo com “O Globo”, os estudos em andamento são:
- Criação de uma hipoteca reversa;
- Mudanças no sistema de pagamento de empresas fornecedoras de órgãos públicos;
- Política de preços mínimos no setor agropecuário.
Última cotação
Impulsionado pelas ações da Magazine Luiza, o Ibovespa registrou alta de 0,17% na última terça-feira (30), somando 96.353 pontos.