Veja as 5 maiores quedas do principal índice da Bolsa de Valores brasileira

Ibovespa

Apesar de janeiro ter sido um mês bom para o Ibovespa, algumas ações não tiveram a mesma “sorte”.

Repórter: Poliana Santos

Se de um lado o aumento da taxa básica de juros (Selic) favorece instituições financeiras, por outro desfavorece o setor de tecnologia.

Veja as 5 maiores quedas do Ibovespa em janeiro:

A Locaweb viu seus papéis despencarem 26,29%.   A queda é resultado da expectativa de alta da Selic, o que aumenta a dívida da empresa.

1º -  Locaweb (LWSA3)

A Alpargatas ocupa o segundo lugar com queda de 21,10%.  A alta da inflação impacta negativamente o poder de compra e, consequentemente, o resultado trimestral da companhia 

2º Alpargatas (ALPA4)

O IRB viu seus papéis desvalorizarem 18,66%.  Apesar do resultado de novembro demonstrar redução de prejuízo, o mercado permanece cauteloso com a companhia, devido ao seu histórico. 

3º IRB Brasil (IRBR3)

A Embraer teve desvalorização de 18,17% em janeiro.  As notícias sobre a nova variante do coronavírus, a Ômicron, e seus impactos no setor de aviação derrubaram as ações da Embraer.

4º Embraer (EMBR3)

Braskem ocupa o 5º lugar com queda de 14,68%.  O que pesou negativamente foi o adiamento do follow-on, em que a Petrobras (PETR4) e a Novonor — antiga Odebrecht — iriam se desfazer das ações da petroquímica.

5º Braskem (BRKM5)