Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Goldman Sachs corta preço-alvo; entenda

Desvalorização à frente?

As estratégias dos grandes players do e-commerce, como Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3), Americanas (AMER3) e Mercado Livre (MELI34), estão mudando.

Repórter Victória Anhesini

O cenário atual no Brasil aponta menos demanda e um custo de capital mais alto, de acordo com análise do Goldman Sachs. 

A análise inclui corte de preço-alvo para Magalu e Via -- e a avaliação passa justamente pela estratégia das empresas.

Conforme o GS, embora as mudanças estejam ocorrendo para aumentar as operações de 3P (Produção, Preparação e Processo), além de uma concorrência acirrada, elas refletem as taxas mais altas e crescimento desacelerado.

Qual é o novo foco agora?

Para Magazine Luiza e Via, o foco mudou de crescimento para proteção (ou restauração) de lucratividade.

Americanas, por outro lado, se apoia em iniciativas para impulsionar uma construção de oferta de cauda longa.

Já Mercado Livre aperta as condições de vendas a prazo, para tentar mitigar o impacto de maiores custos de captação, operando com vantagem competitiva relativa, porque pode, não porque precisa, de acordo com o relatório.

A mudança de foco do Magalu e Via foi de crescimento à lucratividade, por causa de demanda mais fraca em suas categorias principais.  Houve redução de incentivos para vendedores e aumento das taxas de participação.

Apesar dos analistas concordarem que o retorno de incremento sobre investimentos em subsídios pode não ser atraente no atual ambiente de demanda, “também acreditamos que isso diminuirá a escala dos mercados de ambas as empresas”.

O Goldman Sachs reitera a classificação de compra de Magazine Luiza, mas com redução do preço alvo de R$ 12 para R$ 10.

E também mantém recomendação de venda para a Via. O preço alvo nos próximos 12 meses caiu de R$ 4,7  para R$ 4,3.

Mudanças na operação da Magalu, de acordo com o relatório:

- Introduzindo uma taxa fixa de R$ 3 para todos os itens com valor acima de R$ 10. - Os subsídios de envio estão sendo reduzidos para todos os vendedores.

Por último: - O frete grátis continua obrigatório para produtos acima de R$ 79, mas os vendedores não precisam oferecer frete grátis se o valor do frete for superior  a R$ 50  (vs. R$ 70 antes).

- Parcelamentos: segundo notícias recentes, a Via também está reduzindo o número de parcelas sem juros dependendo do preço do produto.

Já sobre a Via, são dois pontos:

- Take-rate: as comissões aumentaram na maioria das categorias (de 14%-18% para 18,5%-21%).