Microsoft (MSFT34): lucro líquido cresce 21% no trimestre, puxado por serviços de nuvem
A Microsoft (MSFT34) divulgou nesta terça-feira (25) seus resultados obtidos no segundo trimestre fiscal, equivalente ao quarto trimestre de 2021, com ganhos e receitas acima do esperado. Mesmo assim, o mercado respondeu de forma negativa e as ações caem 4,03% no after-hours de Nova York.
Segundo o balanço da big tech, o lucro líquido alcançou US$ 18,77 bilhões, alta de 21% comparado ao mesmo período no ano anterior. Enquanto isso, o lucro por ação obtido no último trimestre do ano foi de US$ 2,48. A expectativa do mercado, segundo a Refinitiv, era de US$ 2,31.
Já a receita da Microsoft atingiu US$ 51,73 bilhões, contra o consenso de US$ 50,88 bilhões do mercado. A receita aumentou 20% quando comparada ao mesmo período em 2020. Já na comparação com o terceiro trimestre, o crescimento foi de 22%.
O balanço da companhia foi impulsionado pela alta demanda de seus produtos de serviços de nuvem, que compõem o maior segmento da empresa. A receita dos serviços em nuvem, com destaque para o Azure, sua principal oferta nesse setor, cresceu 26% e gerou US$ 18,33 bilhões em receita. O pacote Office 365, por sua vez, aumentou 19% no trimestre.
As vendas de licenças do Windows aumentaram 25% no trimestre. Lembrando que a companhia lançou sua nova versão para o produto, o Windows 11, neste trimestre.
“A tecnologia digital é o recurso mais maleável à disposição do mundo para superar restrições e reimaginar o trabalho e a vida cotidiana”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “À medida que a tecnologia como porcentagem do PIB global continua a aumentar, estamos inovando e investindo em mercados diversos e em crescimento, com uma pilha de tecnologia subjacente comum e um modelo operacional que reforça uma estratégia, cultura e senso de propósito comuns.”
Microsoft se destaca no setor de games
Outro setor importante da Microsoft que o mercado está de olho é o de games — e suas promessas para o metaverso. Os últimos consoles lançados pela companhia (Xbox Series X e Series S) completaram seu primeiro ano em dezembro último, com um aumento de 4% na receita, bem longe do resultado obtido no trimestre anterior (166%).
O setor de jogos eletrônicos da Microsoft chamou a atenção recentemente pela realização da maior aquisição já feita na indústria de games: a compra da Activison Blizzard (ATVI34) por US$ 68,7 bilhões. A empresa adquirida é dona de grandes marcas do segmento, como Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft.
Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony.