Evencard inova com conciliação de deliverys e cresce durante a pandemia

Criada para atender pequenas e médias empresas (PMEs), a Evencard é uma startup que oferece a seus mais de 5 mil clientes serviços de conciliação de cartão — ou seja, puxa todos os dados das adquirentes e trabalha as informações para as empresas, incluindo valores de pagamentos, vendas canceladas, depósitos e contestações. 

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Para se diferenciar, a aposta da Evencard é na conciliação das plataformas de entrega iFood, Rappi e Uber Eats. A startup é pioneira nesse tipo de serviço, que começou durante a pandemia. 

Em março de 2020, no início do isolamento social, a Evencard constatou que 80% dos seus clientes eram de foodservice. Com bares e restaurantes fechando as portas e migrando para os aplicativos, o jeito foi seguir o mesmo caminho. 

“Decidimos que era o momento de entregar mais valor para o cliente e oferecer um novo produto que fizesse sentido naquele cenário. Foi assim que chegamos à ideia da conciliação dos deliverys”, conta André Texera, CEO da Evencard. 

O sucesso foi certeiro. De 1.500 clientes em 2019 a empresa passou para 2.600 em 2020. 

Com o novo produto de conciliação de delivery, a startup também ampliou os serviços de inteligência, como informações sobre negócios: volume de vendas em diferentes unidades, performance dos restaurantes, diferentes taxas do mercado, otimização de custos. 

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O CEO da Evencard explica que, diferentemente de grandes empresas, que têm áreas distintas para analisar cada segmento do negócio, PMEs precisam de mais apoio nesse sentido. Muitas vezes, um relatório de inteligência pode ajudar a entender unidades que estão dando prejuízo ou mesmo dinheiro escoando por erros de contabilidade. 

Com base nisso, a ideia da startup é oferecer tempo e tranquilidade para esses empreendedores ampliarem os negócios. “O que proporcionamos aos clientes é: ‘você foca no restaurante e nos negócios que a parte financeira e contábil nós entregamos”, diz Texera. 

Inovação resolvida, próxima parada: aportes 

Criada em 2016 pelos sócios André Texera, Douglas Carboneri e Arthur Sales, a Evencard operou por mais de um ano somente com os três fundadores, todos formados em tecnologia da informação, e chegou a ter 300 clientes nesse período. 

Dois anos depois, em 2018, a startup entrou para um programa de aceleração do Google Campus, o Startup Farm, e as coisas começaram a mudar. 

“Foi a partir daí que começamos a estruturar a empresa de verdade. Começamos a olhar para governança, estratégias de crescimento, missão e valores. Foi o ponto de virada para a Evencard”, conta Texera. 

Nos anos seguintes o time cresceu, a quantidade de clientes disparou e novos produtos foram criados. Com isso, os fundadores passaram a ter uma nova necessidade: de suporte financeiro. Era preciso aprimorar a tecnologia e contratar mais pessoal. 

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Foi então que a primeira rodada de investimentos da Evencard aconteceu. Em dezembro de 2020, a startup conseguiu R$ 3 milhões do Spinet Bank. 

Com esse montante foi possível mais do que dobrar o time de funcionários (de 15 para 40) e melhorar a tecnologia – mas não foi o suficiente. Para 2022, os fundadores planejam outra rodada de investimentos, para dobrar ou triplicar a captação de recursos e desenvolver novos produtos em conciliação. 

Parte do ecossistema 

Com o crescimento durante a pandemia, a necessidade de evolução tecnológica da Evencard foi grande. O aporte resolveu parte das melhorias necessárias. O restante aconteceu com parceria feita com a Amazon Web Services (AWS), o serviço de infraestrutura em nuvem da Amazon (AMZO34). 

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Anteriormente, a startup trabalhava com o serviço de infraestrutura da concorrência da Amazon, mas o time de TI buscava diferenciais para além dos serviços de tecnologia comuns, como computação em nuvem, armazenamento, banco de dados, ferramentas de gerenciamento e outras. 

“A AWS oferece uma posição junto às startups. Além dos serviços de tecnologia, existe um marketplace de startups que oferece um contato muito fácil e próximo entre as empresas”, diz o CEO da Evencard. 

Houve melhorias técnicas de velocidade na plataforma e adequações de arquitetura. Foi possível assim diminuir o tempo de atendimento aos clientes e entregar análises aprimoradas. 

A estratégia de parceria com a AWS é importante para a startup por estar dentro do objetivo da Evencard em 2022, que é conseguir uma boa captação de recursos e se aproximar do ecossistema de startups com novos produtos e tecnologia.

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Monique Lima

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