Shopee destrona o Mercado Livre como o e-commerce favorito dos brasileiros

Novo nº 1 do e-commerce

Se antes o cenário de e-commerce se resumia a Magalu (MGLU3), Mercado Livre (MELI34), Americanas (AMER3), Via (VIIA3) e Amazon (AMZO34), agora os consumidores têm nova preferência: a Shopee

Repórter: Bruno Galvão

É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Bank of America (BofA). O levantamento aponta que a Shopee teve o maior NPS (Net Promoter Score), indicador de satisfação do cliente do Brasil

A Shopee também ampliou sua liderança na categoria ‘preços’ e continua a liderar o mercado em termos de usuários de aplicativos, com 43,6 milhões, em dezembro

Agora, a empresa chinesa se prepara para abrir seu primeiro centro de distribuição em São Paulo

Enquanto o Mercado Livre perdeu para o Shopee o primeiro lugar, o Magazine Luiza apresentou piora na percepção dos consumidores e a Via está atrasada ante seus pares

Apesar de perder sua liderança de NPS, o Mercado Livre teve a maior intenção de compra nos próximos 12 meses e ficou em primeiro lugar em 4 dos 5 principais atributos que o BofA mediu

“O Mercado Livre permaneceu líder claro na entrega. A empresa também está progredindo nas categorias de bens de consumo de alta frequência e de movimento rápido”, diz o BofA

Por sua vez, o Magazine Luiza registrou queda em quase todas as métricas analisadas. Já a Via — dona da Casas Bahia e Ponto — se manteve com indicadores ruins

Já a Amazon continuou a ter um dos desempenhos mais consistentes.  “A empresa foi mais frequentemente citada pelos participantes como a primeira parada em sua jornada de compras", diz o BofA

Por fim, a Americanas apresentou ganhos nessa pesquisa. O NPS permaneceu estável em 46, mas as percepções dos consumidores melhoraram e a empresa venceu na categoria de bens de consumo de alta velocidade