Hyundai aumenta lucro em mais de 30% e atinge US$ 830 milhões

A montadora sul-coreana Hyundai divulgou nesta quarta-feira (24) o aumento do seu lucro líquido de 30,4% de 2019. Em comparação com o os três primeiros meses do ano anterior.

De acordo com a Hyundai, as vendas na China tiveram uma baixa, entretanto, a melhora no mercado da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, fizeram com que a empresa tivesse esse lucro.

As vendas da montadora no país sul-coreano tiveram um avanço de 9%. Já na China as vendas caíram cerca de 18% só no primeiro trimestre, esse é o menor patamar desde 2009. Contudo, a empresa está preocupada em se restabelecer no país, visto que, a fábrica mais antiga na China, tem a possibilidade de fechar.

Além disso, a Hyundai busca responder as baixas nas vendas que teve no maior mercado automotivo do mundo.

Resultados

Em comunicado, a montadora divulgou o seus lucros.

  • lucro líquido – US$ 830 milhões
  • lucro operacional – US$ 718 bilhões
  • receita aumento de 6,9% – US$ 11 bilhões
  • vendas globais aumento de 6,9% –  US$ 20,8 bilhões.

Investimentos em Piracicaba

A Hyundai anunciou que irá investir R$ 125 milhões em sua fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo.

O montante será aplicado ainda este ano. De acordo com a Hyundai, a capacidade produtiva irá aumentar, chegando a 210 mil unidades por ano. Dessa forma, a planta poderá passar de 36 veículos produzidos por hora para 42 veículos por hora divididos em três turnos, um acréscimo de 30 mil carros por ano.

Saiba Mais: Vendas de carros tem melhor desempenho para janeiro em quatro anos

“O volume adicional de 30 mil veículos vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea. Com isso, a Hyundai poderá manter sua participação de mercado ao longo do ano”, afirmou o presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, Eduardo Jin.

Entre as melhorias e ampliações que a fábrica irá receber, está a aquisição de novos equipamentos de alta tecnologia, que inclui robôs, possibilitando o aumento da produção.

Recorde em 2018

A fábrica foi inaugurada em 2012 com capacidade de produzir 150 mil veículos, mas somente 27 mil saíram das linhas de montagem. Em 2013, a capacidade subiu para 180 mil com a adição de um terceiro turno. Ao todo, 167 mil carros foram fabricados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/CBA_Banner_Suno_1080x250.png

No ano passado, 193 mil veículos deixaram a fábrica graças à adoção de um fluxo otimizado e a contratação de mais de 200 funcionários. Contudo, a Hyundai produziu um excedente de 193 mil carros. De acordo com a montadora, 95% da produção do HB20, HB20S e Creta abastecem o mercado brasileiro.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno