Marcas de e-commerce recorrem cada vez mais ao varejo físico, segundo o BTG (BPAC11)

O BTG Pactual (BPAC11) informou nesta quarta-feira (12) em relatório que tendências de webrooming e showrooming estão em alta.

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Primeiramente, a definição dos dois termos:

  • Showrooming é aquele comportamento do cliente no qual ele busca em uma loja tradicional produtos que, posteriormente, pretende adquirir na internet.
  • Webrooming é o efeito com a conclusão oposta, no qual o consumidor compra na loja após extensa pesquisa online.

De acordo com um estudo realizado pela Forrester Consulting em nome da Shopify, com o aumento expressivo de custos de anúncios digitais, as marcas que nasceram no online recorrem cada vez mais ao varejo físico. Entre as entrevistadas, 32% disseram que estão planejando expandir experiências pop-up e presenciais em 2022. Já 31% afirmou que pretende se estabelecer ou expandir a parte física.

O relatório do BTG Pactual contextualiza que as mudanças não são temporárias ou uma resposta equivalente aos acontecimentos de 2020. Os clientes (e empresas) estão se adaptando rapidamente a uma “nova realidade do varejo”.

Enquanto preço e conveniência ainda são considerações primárias, os clientes estão cada vez mais pesando a demanda por competência em categorias específicas, assim como a experiência.

As tendências crescentes de webrooming e showrooming

De acordo com relatório da BTG Pactual, os consumidores estão famintos por experiências de compras pessoais e pela camaradagem que vêm com elas. O estudo da Forrester Consulting aponta que, em 2022, 59% dos consumidores dizem que provavelmente vão procurar por um produto online e o adquirir em loja. Ou seja, trata-se de webrooming.

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Alternativamente, 54% provavelmente vão olhar um produto em loja para comprar online, definindo showrooming. Ao mesmo tempo, 51% dos consumidores disseram na mesma pesquisa que a capacidade de fazer check-out online e devolver itens a um loja teve uma influência significativa ou muito significativa na hora de decidir por comprar algum produto online. Em resposta, 44% das marcas disseram que planejavam priorizar isso em 2022.

Social selling para aumentar número de clientes

Outros dados relevantes apontados pelo relatório do banco são a importância do marketing digital em vídeo e como isso impulsionou varejistas a investir nas redes sociais que focam nesse tipo de meio.

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“Por exemplo, os lojistas da Shopify com uma conta do TikTok For Business podem adicionar um guia para seus perfis, sincronizar seus catálogos de produtos e criar uma mini-vitrine que vincule diretamente para sua loja Shopify”, afirmaram os analistas.

Marcas diretas ao consumidor sempre aproveitaram os dados e relacionamento com o cliente a seu favor.

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Aplicando essa estrutura a outros canais de vendas resulta em taxas de conversão mais altas, promoções eficazes, desenvolvimento de produtos e relacionamentos fortes com os clientes.

Omnichannel personalizado

O BTG Pactual afirma, ainda, que os bancos de dados omni estão desempenhando um papel fundamental para as lojas.

A pandemia ressalta os riscos de confiar em apenas uma avenida de vendas quando começaram restrições de mobilidade e isolamento social.

Em uma lista de imperativos para o varejo, enquanto a indústria se prepara para 2022 e além, é a necessidade de se tornar onipotente em omnichannel. Desta forma, a busca é acabar com os limites de compra e promover o omnichannel personalizado.

No Brasil, conforme o relatório, uma boa parte do mercado de e-commerce estará nas mãos de players de nicho (ou digitalmente ativos) nos próximos anos. O crescimento dessas plataformas verticais deve ser em categorias que ainda têm baixa penetração nas vendas online, como vestuário ou pet care.

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Victória Anhesini

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