Biden diz confiar no Fed para conter inflação e vê ‘recuperação histórica’ do emprego
O presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, classificou como “histórica” a queda da taxa de desemprego para um patamar inferior a 4% em dezembro de 2021 no país, como informou o payroll do mês passado.
Segundo Biden, a recuperação do emprego é a mais forte durante o primeiro ano do seu governo.
O mandatário também comemorou a alta salarial vista nos últimos meses, segundo ele concentrada em empregos subalternos e de menor pagamento.
“Estamos nos movendo para empregos melhores, com maiores salários e mais benefícios”, disse o democrata.
Apesar de celebrar a renda mais alta dos americanos, Biden ressaltou que a “inflação ainda é uma preocupação”.
Sobre esse tópico, o presidente disse estar confiante de que o Federal Reserve (o Fed, o banco central norte-americano) vai “agir para atingir suas metas e pleno emprego e estabilidade de preços”, de forma a não deixar “enraizada” a alta nos preços em leituras futuras.
Recentemente a presidente do Federal Reserve Fed de São Francisco, Mary Daly, disse “parecer apropriado” acelerar o ritmo de redução de compra de ativos, conhecido como tapering, para finalizá-lo até março.
Além disso, afirmou, em evento organizado pelo Banco Central da Irlanda, que o debate sobre a redução do balanço patrimonial vem apenas depois da alta da taxa básica de juros pelo Fed.
“O balanço patrimonial é outratema e tem outros prós e contras. É uma ferramenta valiosa para apoiar economia”, disse a dirigente, que não vota nas decisões monetárias neste ano.
No evento organizado pelo Banco Central da Irlanda, Daly afirmou que a política monetária não pode aceitar o mercado de trabalho de hoje como um modelo ou desejo para o futuro.
Além disso, citou que a inflação segue acima do “confortável”.
“Se olharmos apenas para os dados, não entenderemos como muitas pessoas não voltaram para o trabalho, mas, se observamos a psicologia, conseguimos compreender as razões”, disse ela, com referência aos diversos fatores que vem impedindo uma maior retomada do emprego nos EUA.
Biden enxerga republicanos como ‘problema para a recuperação
Biden também aproveitou a ocasião para criticar parte da oposição republicana que tem se oposto ao plano econômico da Casa Branca, afirmando que ele “se recusa a deixar os republicanos ficarem no caminho da recuperação”.
Referiu-se às tentativas da oposição em travar votações da pauta econômica do governo no Congresso americano.
Biden disse ainda que não espera que a crise sanitária da Covid-19 dure para sempre, ao afirmar que os órgãos de saúde têm as ferramentas para controlar o coronavírus.
Com informações do Estadão Conteúdo