Azul (AZUL4) vê “dias desafiadores” com surto de Covid e gripe

A Azul (AZUL4) já sente os impactos da alta de casos de Covid-19 e de H3N2 em seus voos, e emitiu um comunicado sobre o tema aos seus funcionários. Questionada pelo Suno Notícias, a aérea confirmou que o comunicado interno foi enviado.

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“Nos últimos dias, começamos a ser afetados por um alto número de dispensas médicas, tanto no grupo de voo quanto em nossos times de solo. Por conta disso, nossos próximos dias serão mais desafiadores”, diz o trecho do documento enviado aos funcionários da Azul e obtido originalmente pelo G1.

O comunicado é da autoria do presidente da empresa, John Rodgerson.

As dispensas vêm ocorrendo por conta das medidas sanitárias, que exigem que funcionários com sintomas de gripe fiquem isolados. A cautela por parte da companhia vem em meio a uma alta de casos que se iniciou na Europa, que teve os primeiros lockdowns desta onda, conforme reportado pelo Suno Notícias.

O texto da Azul também destaca que o número alto de dispensas médicas “está afetando diversos setores da economia, não só no Brasil, mas em outros países”.

Em um outro comunicado interno da Azul, anteriormente, havia a informação de que ao menos 17 voos tiveram redução no número de passageiros em razão da falta de tripulantes.

Em 12 voos com aeronaves Airbus A320 o número máximo de lugares foi de 150, ante 174 passageiros de capacidade total do modelo.

Todavia, em cinco voos com os modelos Embraer E-195, o máximo foram 100 passageiros; a capacidade do avião é de 118 passageiros.

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Azul teve imbróglio com voos

Contestada pela imprensa, a empresa disse que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações nos voos e serão reacomodados em outros voos da companhia, além de receber a assistência prevista nesses casos pela autoridade, no caso, a Agência Nacional de Transporte Aéreo (Anac).

Segundo a normativa, se deve avisar os passageiros com 72 horas de antecedência, oferecer alternativas de reacomodação ou reembolso integral.

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“A Azul informa que por razões operacionais alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo para poder tomar as medidas necessárias. Os clientes impactados estão sendo notificados das alterações e serão reacomodados em outros voos da própria companhia, além de receber toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac.”

Em caso análogo, a Gol (GOLL4), uma das principais concorrentes do setor, emitiu comunicado interno aos comissários sobre a necessidade de medidas de proteção contra o vírus da influenza e Covid-19.

“Precisamos muito fazer a nossa parte tomando todas as medidas necessárias para nos proteger”, diz texto em uma rede interna da companhia, também obtido pelo G1 e anterior ao caso recente da Azul.

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Eduardo Vargas

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