Tesla abre em alta de 8,27% depois de entregas recordes
A Tesla entregou 308.600 veículos elétricos no quarto trimestre de 2021, batendo o recorde anterior de um único trimestre, segundo dados divulgados neste domingo. O volume ficou em linha com as expectativas dos analistas, segundo a CNBC. A montadora produziu mais de 305.840 veículos totalmente elétricos no mesmo período.
Após a notícia, as ações da empresa na Nasdaq na segunda-feira abriram em alta de 8,27%.
No ano inteiro, a Tesla entregou 936.172 veículos, um aumento de 87% em relação a 2020, quando relatou seu primeiro lucro anual com entregas de 499.647.
No terceiro trimestre de 2021, as entregas de veículos chegaram a 241.300, o melhor trimestre anterior da Tesla.
De acordo com um consenso compilado pela FactSet, os analistas de Wall Street previram entregas da Tesla de 267.000 no quarto trimestre e 936.172 para todo o ano de 2021.
As entregas são a aproximação mais próxima das vendas relatadas pela empresa de carros elétricos do CEO Elon Musk.
A Tesla combina números de entrega para seus veículos Modelos S e X de preços mais altos e veículos Modelos 3 e Y de preços mais baixos. A empresa não divulga os números de vendas ou produção por região.
As entregas de seu carro-chefe modelo S sedan e modelo X falcon wing SUV representaram pouco menos de 3% das entregas totais da Tesla em 2021. As entregas do modelo 3 e do modelo Y totalizaram 296.850 no último trimestre de 2021 e 911.208 no ano inteiro.
A Tesla fabrica veículos Modelo 3 e Modelo Y em sua fábrica em Xangai e em Fremont, Califórnia, mas produz apenas os Modelos X e Y em Fremont.
Na reunião anual de acionistas da Tesla de 2021, Musk lamentou um ano marcado por problemas na cadeia de suprimentos que dificultaram a obtenção de microchips e outras peças não especificadas em quantidade suficiente.
Ao longo do segundo ano de uma pandemia global de coronavírus, a Tesla foi capaz de aumentar as entregas de veículos aumentando a produção em sua primeira fábrica no exterior em Xangai e fazendo alterações técnicas nos carros que produz em Fremont, Califórnia, para que pudesse abandonar algumas partes completamente.