Maduro pede que militares brasileiros “enfrentem a loucura” de Bolsonaro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu para que os soldados brasileiros contenham a “loucura” de Bolsonaro sobre encorajar uma invasão militar em seu país.
Maduro descreveu Bolsonaro como “fascista” e “imitador de Hitler”, durante ato esquerdista. O presidente venezuelano afirmou que “um presidente brasileiro nunca ameaçou invadir um povo vizinho”.
[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]
Além disso, disse que após o brasileiro ter visitado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente israelense, Benjamin Netanyaju, “voltou mais louco do que nunca”.
Venezuela comandada por Maduro
Sob o comando de Maduro, a Venezuela teve sua pior crise econômica da história moderna. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país deve atingir uma hiperinflação de 10.000.000% em 2019. Além disso, o FMI projeta que durante o ano o desemprego pode ultrapassar a casa dos 45%.
Para a economista-chefe e diretora de pesquisa do FMI, Gita Gopinath, a grande preocupação é com a baixa produção de petróleo que está motivando o rebaixamento do país.
Saiba mais: Inflação na Venezuela pode chegar a dez milhões por cento
Conforme apontado pelo Fundo Monetário, o Produto Interno Bruto (PIB) venezuelano ainda pode registrar uma redução de 25%, complicando ainda mais o cenário econômico do país que registrou uma queda de 18% no último ano.
Segundo a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, o quadro que a Venezuela se situa, vai além de uma crise econômica, uma “crise humanitária”.
Com a crise, cerca de 2,7 milhões de venezuelanos emigraram de 2015 até o momento. Do total, cerca de 100 mil pessoas entraram no Brasil, causando tensões na fronteira entre os países.
Trump e Bolsonaro x Maduro
Trump e Bolsonaro renovaram os laços entre Brasil e Estados Unidos. Agora, o governo norte-americano pressiona a saída de Maduro da Venezuela aplicando sanções e ameaçando uma intervenção militar.
Para Maduro, a intenção de Bolsonaro e de Trump é “rendera Venezuela para roubar as riquezas” do país petroleiro.
Bolsonaro, assim como cerca de 50 presidentes, considera Maduro um ditador e reconhece o líder opositor, Juan Guaidó, como governante da Venezuela.