G20 alerta sobre enfraquecimento econômico global
O G20 alertou nesta sexta-feira (12) sobre o enfraquecimento econômico dos países ricos que poderia se estender aos países em desenvolvimento. Segundo o porta-voz do grupo, entre as principais causas dessa situação está a escaladas de tensões comerciais entre Estados Unidos e China e as dúvidas sobre o e o alto nível de endividamento global.
O G20 expressou sua preocupação sobre a possibilidade que “o enfraquecimento” das economias avançadas se “alimente mutuamente”. Para o grupo dos países mais ricos do mundo, essa situação poderia ter como consequência uma redução ainda maior do crescimento global.
Risco de deterioração do crescimento
“Reconhecemos o risco que o crescimento possa se deteriorar se o enfraquecimento em economias-chave se alimentar mutuamente”, afirmou Taro Aso, ministro da Economia do Japão. Aso é o porta-voz do grupo, que tem uma presidência rotativa.
[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]
O ministro japonês falou em Washington durante uma entrevista coletiva após o fim da reunião do grupo. Os representantes do G20 se reuniram durante a assembleia de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).
Saiba mais: G20: Declaração aponta necessidade de reforma da OMC
Segundo Aso, as perspectivas indicam uma “subida” da economia mundial na segunda metade do ano. Entretanto, o ministro japonês ressaltou que os riscos econômicos estão “enviesados em baixa”. Por isso, ele elogiou o relaxamento das condições financeiras após a decisão do Federal Reserve (Fed) de não aumentar taxas de juros.
Brexit, guerra comercial e endividamento
“Devemos estar atentos a possíveis escaladas das tensões comerciais, aos riscos geopolíticos e a um súbito ajuste das condições financeiras”, afirmou o ministro japonês.
Saiba mais: Brexit: adiamento evita ‘resultado terrível’, diz Lagarde, do FMI
Entre os riscos mencionados por Aso estão as tensões comerciais entre Estados Unidos e China, a saída do Reino Unido da União Europeia e o nível elevado de endividamento global.
Redução de crescimento da economia global
O FMI apresentou essa semana suas novas projeções de crescimento global. Por causa do aumento da incerteza global, a organização internacional cortou as previsões de 3,3%. Uma alta menor de dois décimos do que a previsão de janeiro.
Segundo a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, a economia global vive “um momento delicado” e a recuperação prevista é de caráter “precário”.
Saiba mais: FMI corta estimativa de crescimento do PIB global de 3,5% para 3,3%
Para ela, as economias desenvolvidas estão se “auto-infligindo ferimentos” aplicando tarifas de importação. A diretora-gerente do FMI salientou como o agressivo protecionismo do presidente norte-americano, Donald Trump, contra a China, gerou uma resposta por parte do país asiático com medidas similares.
O G20 é o grupo que reúne as principais economias avançadas e em desenvolvimento do mundo. O grupo informa representa 90% da economia planetária e dois terços da população mundial.